Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carros de luxo são apreendidos em operação contra “rachas” em Teresina

Operação “Need for Speed” cumpriu pelo menos 26 mandados de busca e apreensão em Teresina; pelo menos oito carros de luxo foram apreendidos.

27/11/2025 às 07h44

27/11/2025 às 08h22

A Superintendência de Operações Integradas 9SOI) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação “Need for Speed” para coibir as práticas de direção perigosa e corridas ilegais — os chamados “rachas” — em Teresina. A ação, que mobiliza equipes em várias regiões da capital, especialmente na zona Leste, já resultou no cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão e na apreensão de pelo menos oito carros de luxo utilizados nas infrações.

Carros de luxo apreendidos durante a operação "Need for Speed", em Teresina. - (Divulgação / SSP-PI) Divulgação / SSP-PI
Carros de luxo apreendidos durante a operação "Need for Speed", em Teresina.

A operação teve como foco 26 alvos previamente identificados a partir de levantamentos realizados pelos órgãos de segurança, que reuniram elementos sobre a participação contínua dos investigados em competições clandestinas “rachas”, exibições de manobras arriscadas e condução de veículos de alto desempenho em áreas urbanas. A região da Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina, foi apontada como um dos principais pontos de ocorrência dessas irregularidades.

Os veículos foram apreendidos em frente a uma loja de veículos situada na Av. João XXIII, zona leste da capital. Segundo o diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, a ação busca enfrentar um dos problemas mais críticos do estado, que são os acidentes de trânsito. “Infelizmente morre-se duas vezes mais no trânsito aqui no Piauí do que as chamadas mortes violentas intencionais”, afirmou o diretor, destacando a gravidade da situação.

Aragão explica que grande parte dos envolvidos nessas práticas é formada por jovens que utilizam veículos potentes para alcançar altas velocidades em curtos períodos de tempo, o que tem provocado acidentes graves, especialmente na BR-343, entre Teresina e Altos, e entre Altos e Campo Maior. De acordo com ele, a diretoria tem intensificado o apoio à Superintendência de Operações Integradas diante desse cenário.

O diretor reforçou ainda que a operação tem alcance em toda a cidade, mas com maior foco na zona Leste. “Todas as regiões, mas principalmente zona leste de Teresina.” Além das apreensões, estão sendo aplicadas medidas cautelares para responsabilizar os proprietários dos veículos utilizados nos “rachas”. Entre elas estão uso de tornozeleira eletrônica, suspensão da carteira de habilitação e recolhimento noturno. O objetivo, segundo Aragão, é endurecer o combate a esse tipo de crime e reduzir o número de vítimas no trânsito.

diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão - (Jailson Soares) Jailson Soares
diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão

“Nosso objetivo é, claro, salvarmos vidas, melhorarmos os números de mortes e sequelados aqui nas nossas unidades de saúde, ou seja, trazer um trânsito mais seguro para o estado do Piauí”, destacou Fernando Aragão.

Carros apreendidos em Teresina - (Divulgação / SSP-PI) Divulgação / SSP-PI
Carros apreendidos em Teresina

Além disso, a Justiça determinou que, no prazo de 24 horas, os investigados removam de todas as suas redes sociais qualquer conteúdo que faça apologia a delitos ou a crimes relacionados a disputas ou competições automobilísticas ilegais, incluindo publicações que exibam ou demonstrem manobras perigosas com veículos automotores.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 29 endereços residenciais e comerciais situados em Teresina (PI) e Timon (MA), com o objetivo de reunir elementos de prova e interromper a cadeia de práticas criminosas ligadas à direção perigosa.

O descumprimento das medidas cautelares poderá acarretar a decretação da prisão preventiva dos investigados. O Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância da atuação conjunta. “Estamos diante de um trabalho minucioso e integrado, que busca restabelecer a segurança nas vias públicas. Essas práticas ilegais representam grave risco não apenas para os envolvidos, mas para toda a população, e continuaremos firmes para garantir que nossas ruas não sejam usadas como pistas de corrida”, pontuou Zanatta.

A operação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) em conjunto com a Polícia Civil (PC-PI), Polícia Militar (PM-PI), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Gerência de Operações e Investigação Criminal (GOIC) e Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.