A Caminhada da Fraternidade, um evento que já faz parte do calendário de Teresina, completou 30 anos em 2025. A 30ª edição do evento, que aconteceu no último sábado (14), trouxe como tema “Caminheiros da Fé” e atraiu milhares de católicos às ruas da capital.
A programação teve início às 16h, com a celebração da Santa Missa no adro da Igreja São Benedito. Em seguida, os participantes seguiram pela Avenida Frei Serafim ao som do grupo Mar&Sol, com Soraya Castello Branco e Flávio Moura, até o Parque Potycabana, onde aconteceu o show de encerramento.
A grande novidade deste ano foi a junção da consagrada Cantata Gonzaguiana, que homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com músicas religiosas já presentes no repertório da orquestra. Segundo o maestro Aurélio Melo, responsável pela condução do concerto, a escolha do repertório partiu da proposta da organização do evento, que buscava oferecer um espetáculo marcante.
“Foi sugerida a Cantata Gonzaguiana, que já foi um grande sucesso em Teresina e em outras cidades por onde passou. Vamos reviver esse concerto, mas com um diferencial: somaremos ao repertório músicas religiosas, algo que deve emocionar o público”, destacou o maestro.
O espetáculo contará também com a participação do cantor e humorista João Cláudio Moreno, figura icônica da cultura piauiense, que esteve presente nas primeiras edições da cantata.
Acompanhado dos pais Nazareno e Nereida Fonteles, o governador Rafael Fonteles também esteve presente na 30ª edição da Caminhada da Fraternidade. O governador aproveitou a oportunidade para ressaltar a tradição e a importância do evento.
“É muito especial para nós. Estou aqui com minha mãe e meu pai na 30ª edição da Caminhada da Fraternidade. É o momento de demonstrar nossa fé e nossa esperança num mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, declarou Rafael.
Silvio Mendes, prefeito de Teresina, também prestigiou o evento promovido pela Arquidiocese de Teresina. O prefeito compartilhou com os presentes o momento de fé e de solidariedade.
“É uma iniciativa muito boa da Igreja Católica que junta os fiéis em um dia de reflexão; caminhar junto, refletir junto, pela fraternidade entre os povos”, afirma o prefeito.
Mais do que um evento religioso, a Caminhada da Fraternidade se consolidou como um gesto concreto de solidariedade e cuidado com os mais pobres e vulneráveis da sociedade. O padre Tony Batista, idealizador do evento, agradeceu a presente dos milhares de fiéis.
“A Caminhada da Fraternidade é um grande dom de Deus para Teresina e uma demonstração do amor do teresinense para Deus”, resumiu o idealizador do evento, Padre Tony Batista.
Os recursos arrecadados com a venda dos kits da caminhada são revertidos para a manutenção de oito entidades sociais mantidas pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). Juntas as entidades atendem cerca de 800 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O evento é uma oportunidade de conexão entre fiéis católicos de toda a cidade. Fortalece também os laços e a tradição religiosa em família. A nutricionista Linardi Martins, compareceu acompanhada dos dois filhos, da mãe e de uma sobrinha. A família é do bairro Buenos Aires.
“É uma caminhada da fraternidade, para a gente estar ajudando aqueles irmãos que mais precisam. E também como uma tradição católica, a gente se reúne todo ano para participar da caminhada”, disse Linardi.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.