Nos últimos meses, usuários da plataforma X (antigo Twitter) denunciaram a ampliação do Grok, inteligência artificial integrada à rede social, que passou a gerar imagens a partir de comandos. Nesta semana, após as denúncias, a Grok Imagine, limitou a capacidade de criar deep nudes, que modificavam as fotos, principalmente de mulheres, para exibi-las de biquíni, roupas íntimas ou até nuas sem consentimento.
Com o avanço de tecnologias que permitem esse tipo de manipulação, ameaçando a intimidade de crianças e adolescentes, um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Teresina propõe a criação de uma política de enfrentamento à manipulação de imagens geradas por IA nas escolas municipais. A iniciativa prevê ações de conscientização e prevenção no ambiente escolar.
De autoria do vereador Dudu (PT), o projeto busca reforçar medidas já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o objetivo de coibir crimes sexuais e ilícitos digitais, protegendo a dignidade dos estudantes por meio de cooperação com o Ministério Público, Defensoria, órgãos de segurança e a sociedade civil.
“No ambiente escolar, os efeitos são ainda mais preocupantes. A disseminação desse tipo de conteúdo tem provocado danos emocionais severos, evasão escolar, sofrimento psicológico, isolamento social e, em muitos casos, consequências irreversíveis para a vida pessoal e educacional das vítimas”, disse o parlamentar.
LEIA TAMBÉM
A proposta também prevê integração entre escolas e famílias, com ações de escuta qualificada e educação digital. O poder público deverá realizar atividades educativas, formação continuada de professores e gestores, e criar canais de denúncia e acolhimento, garantindo sigilo e proteção às vítimas.
Além disso, o texto incentiva parcerias com universidades, organizações sociais e centros de pesquisa para desenvolver ações preventivas e educativas.
As medidas devem ser implementadas em articulação com as políticas municipais de proteção à infância e enfrentamento à violência de gênero. O projeto ainda será discutido na Câmara Municipal e, se aprovado, seguirá para sanção do prefeito Silvio Mendes (UB).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.