A Black Friday, celebrada hoje (28), última sexta-feira de novembro, chega com força ao comércio de Teresina e traz um cenário otimista para os lojistas da capital. Impulsionados pelo crescimento das promoções e pelo interesse maior dos consumidores, empresários projetam um aumento de até 10% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
No panorama geral, a animação é ainda maior. Segundo o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, o movimento ampliado — envolvendo lojas do Centro, bairros e shoppings — deve garantir um crescimento expressivo. “Acreditamos em 10% de aumento a partir de todo esse movimento do nosso comércio (centro, bairros e shopping). As lojas esperam um maior fluxo de consumidores e estão contratando mais. Consequentemente, aumenta o número de empregados e o poder aquisitivo das pessoas”, afirmou.
Para atender à demanda, o comércio terá horário especial neste sábado (29). As lojas do Centro funcionarão até as 18h, os estabelecimentos dos bairros poderão estender o atendimento dentro do limite de horas permitido, e os shoppings manterão o expediente normal. Muitos lojistas, no entanto, começaram suas campanhas antes mesmo da semana da Black Friday.
Apesar da alta, alguns empreendedores relatam dificuldades para reforçar as equipes temporárias. “Tem sido a parte mais complicada, especialmente entre jovens de 18 a 30 anos. Muitos demonstram interesse, mas poucos comparecem quando chamados”, relata Márcio Xavier, empresário da capital. Com a proximidade das festas de fim de ano, o Sindilojas/PI reforça a importância de priorizar compras no comércio local.
Para Tertulino Passos, essa escolha movimenta a economia da cidade e traz benefícios diretos à população. “Quando você compra aqui, incentiva a contratação de mais funcionários, apoia empreendedores locais e fortalece a arrecadação do Estado, que pode investir mais em áreas como educação e saúde", disse.
Com a Black Friday já movimentando o comércio e consumidores atentos às promoções, a expectativa é de um fim de semana aquecido nas lojas de Teresina — e de um fechamento de ano mais positivo para o setor varejista.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.