Um dos locais mais visitados por quem pratica corrida, caminhada, ou simplesmente quer passear com as crianças ou pets, é o calçadão da Avenida das Hortas. Localizado na Avenida Noé Mendes, no bairro Dirceu II, zona Sudeste de Teresina, o espaço tem mais de 5 km de extensão e cruza 18 comunidades da região. O calçadão até recebe visitantes no início da manhã, mas é no final da tarde que o local torna-se uma verdadeira atração.
A partir das 16h, a movimentação no calçadão cresce consideravelmente. O espaço fica até pequeno para tantos frequentadores. Há quem aproveita a pista para correr, outros fazem apenas uma caminhada, mas há também aqueles que vão apenas espairecer e encontrar com os amigos. Os pais costumam levar os filhos para brincar, enquanto os tutores levam seus pets para um passeio.

O calçadão é bem democrático e tem espaço até para os comerciantes, que aproveitam a boa movimentação para vender água mineral, água de coco, frutas e lanches. Como seu Aloísio Bezerra do Nascimento, que mora no bairro há 25 anos. No início da manhã, ele monta uma pequena banca de frutas e verduras e vende tanto para quem vai passear no calçadão, como para os moradores que residem próximo do local.
Depois que fizeram esse calçadão ficou muito bom. Foi a melhor coisa que fizeram aqui no bairro. No final da tarde o espaço é lotado. Como é bem iluminado, muitas pessoas vêm para correr, andar de bicicleta, trazer a família. É um bom lugar, só precisa da proteção da própria população, principalmente das pessoas que trazem cachorros e não recolhem as fezes dos animais
A empresária Cleane da Costa Sousa (41) frequenta o calçadão há cerca de um ano. Antes do espaço, segundo ela, quem buscava praticar atividade física como corrida ou caminhada precisava se aventurar entre os carros ou nas calçadas irregulares. “Os que queriam mais segurança e espaço, iam até a Avenida Joaquim Nelson, mas aí já fica muito longe. A pista aqui no calçadão é muito boa, o chão é bem regular, não tem buracos, o que é bom inclusive para os idosos”, comenta.

Quem reside em frente ao calçadão da Avenida das Hortas, também comemora o novo espaço. A dona de casa Maria Alves Teixeira comenta que costuma passear com sua cachorrinha Nina toda manhã. Ela cita que a revitalização do local trouxe mais segurança e conforto para quem busca uma opção de lazer.
“Nós mesmo da comunidade plantamos algumas árvores e flores no jardim do calçadão. Eu já plantei pés de acerola, espadas de São Jorge e outras, mas, infelizmente, a própria população que vem fazer caminhada e acaba arrancando”, cita.
A única ressalva que ela faz é com relação à falta de uma galeria para receber o intenso fluxo de água nos períodos chuvosos. “O que ficou é que eles não colocaram uma galeria e a água acaba invadindo as casas. Todos os anos a água da chuva invade minha residência e, se não fosse a horta para segurar a maior parte da correnteza, o estrago seria pior. Se consertarem isso, porque, tudo ficaria muito melhor”, concluiu.

O calçadão da Avenida das Hortas, além de ter um espaço iluminado e excelente para a prática esportiva e de lazer, ainda conta com estacionamento, jardinagem e espaço para ciclismo. A obra foi iniciada em 2020 e concluída em 2022, custando cerca de R$ 11 milhões.