Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Auxílio funeral: saiba como ter acesso ao benefício em Teresina

Benefício é ofertado na capital desde 2017 pela Semcaspi, por meio do Plantão Funerário. Para ter acesso ao serviço é necessário estar inscrito no CadÚnico

09/07/2025 às 11h45

O momento da morte de um ente querido é um momento sempre difícil. Mas se torna ainda mais complicado quando a família não possui condições de cobrir financeiramente os custos do velório, cortejo e enterro. A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), dispõe para a população o benefício eventual de Auxílio Funeral, de forma a garantir a dignidade, acolhimento e respeito às famílias, assim como também, possibilitar a inclusão em serviços socioassistenciais.

Auxílio funeral: saiba como ter acesso ao benefício em Teresina. - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Auxílio funeral: saiba como ter acesso ao benefício em Teresina.

O benefício é ofertado na capital desde 2017 pela Semcaspi na unidade do Plantão Funerário de Teresina. Atualmente, o referido benefício funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e por meio dele é concedido à população que dele necessitar, urnas funerárias, assepsia e translado do corpo para o sepultamento, garantindo dignidade e assistência a quem mais precisa.

O Plantão Funerário dispõe de uma equipe técnica da Semcaspi composta por assistentes sociais, psicólogos e auxiliares administrativos que realizam o acolhimento dos familiares e auxiliam em todo o processo de requerimento. Tudo de forma eficiente, rápida e humanizada.

“Esse benefício eventual faz parte das políticas de assistência social da nossa capital e nosso dever, é garantir esse direito aos nossos cidadãos. Além de oportunizar um sepultamento digno aos cidadãos, esse benefício serve como porta de entrada para outros serviços da rede socioassistencial”, explica Guadalupe Veloso Freitas, técnica de referência do Auxílio Funeral.

Saiba como ter acesso

Para ter acesso ao Auxílio Funeral é necessário atender aos seguintes critérios: ter óbito em Teresina, ser inscrito do Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda de meio salário-mínimo.

A documentação necessária para o requerimento do benefício são: declaração de óbito; cópia dos documentos pessoais como RG e CPF (do requerente e falecido); comprovante de endereço atualizado e declaração de beneficiário do Programa Bolsa Família e/ou cópia do comprovante de rendimento das pessoas que trabalham na família. Todo o processo é realizado na sede do Plantão Funerário de Teresina, no setor do Auxílio Funeral, localizado na rua Primeiro de Maio, nº 291 – Centro/Sul.

Auxílio Funeral - (Divulgação/PMT) Divulgação/PMT
Auxílio Funeral

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.