Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atendimentos a mulheres vítimas de violência aumentaram 84% em um ano em Teresina

Em média, nove mulheres buscam, por dia, acolhimento após sofrerem algum tipo de violência na capital.

10/12/2025 às 17h50

Foi divulgado nesta terça-feira (09) pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres os dados referentes à violência contra mulher registrados nos últimos dois anos (2024-2025) em Teresina. O levantamento faz parte da pesquisa “Ser Menina, Ser Mulher: a dinâmica da violência em cada fase da vida” e traz um número preocupante: em um ano, aumentaram em 84% os atendimentos a mulheres vítimas de violência em Teresina.

Em 2024, um total de 1.726 mulheres buscaram atendimento pela primeira vez na Casa da Mulher Brasileira. Este ano, esse número subiu para 3.174 atendimentos, quase o dobro. É como se, por dia, de janeiro a dezembro de 2025, mais de nove mulheres buscassem acolhimento por parte do poder público após sofrerem algum tipo de violência.

Atendimentos a mulheres vítimas de violência aumentaram 84% em um ano em Teresina - (Marcello Casal Jr./Agência Brasil) Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Atendimentos a mulheres vítimas de violência aumentaram 84% em um ano em Teresina

Os dados consolidados de 2024 revelam, ainda, que a cada 24 horas, Teresina notificou três casos de violência contra a mulher, sendo que dois deles tinham como vítimas mulheres adultas. Foram 643 notificações só no primeiro semestre do ano, o que equivale a 59% do total, e 499 notificações no segundo semestre (41%).

Os números serão usados para balizar o planejamento de políticas públicas de combate à violência contra a mulher. Rosa Neide, secretária municipal da Mulher, a pesquisa revela que as violências mudam de forma, mas não desaparecem ao longo da vida da mulher.

“O que queremos a partir desses levantamentos é atuar com mais precisão e salvar vidas, saber quem são essas vítimas e acolhê-las. Ao mesmo tempo que aumentam os atendimentos, nós entendemos que aumenta a coragem para denunciar e sair desse ciclo violento. É para isso que lutamos. Para que estas mulheres tenham consciência do que sofrem e consigam se libertar”, afirma.

A Casa da Mulher Brasileira, em Teresina, faz o atendimento integral à mulher vítima de violência, reunindo diversos órgãos da rede de proteção. O local disponibiliza serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção da autonomia econômica, além de uma brinquedoteca para crianças.

A Casa da Mulher Brasileira fica localizada na Rua Dezenove de Novembro, 3102, Bairro Primavera, zona norte da capital.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.