Um agente do Sistema Socioeducativo, identificado apenas como Daniel, foi ferido com um instrumento perfurocortante e mantido como refém durante uma tentativa de fuga registrada na tarde da última sexta-feira (23), no Centro Educacional Masculino (CEM), localizado no bairro Itaperu, zona Norte de Teresina.
De acordo com as informações apuradas pelo O Dia, o agente, que é vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e de Combate à Fome (Sasc), foi atacado por um interno por volta das 16h41, no momento em que colocava uma garrafa de água dentro da cela. O adolescente teria se aproveitado da abertura da cela para surpreender o servidor, dando início a uma luta corporal.
Durante a ação, Daniel foi ferido pelo interno e passou a ser perseguido por diversas áreas da unidade socioeducativa. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o agente tentando se desvencilhar do agressor, enquanto outros servidores acompanhavam a situação com tensão.
O agente chegou a ser mantido como refém por um período, mas logo ele conseguiu se soltar do suposto agressor. A ocorrência mobilizou equipes da unidade até que a situação fosse controlada.
Após o episódio, agentes e funcionários do Centro Educacional Masculino denunciaram que episódios de ameaças e agressões físicas são recorrentes no local. Segundo os servidores, há temor constante de ferimentos graves ou até morte durante o exercício da função. Eles cobram reforço na segurança, melhores condições de trabalho e medidas urgentes para garantir a integridade dos profissionais. O caso deverá ser apurado pelos órgãos competentes.
Veja o vídeo:
Outro lado
Por meio de nota ao PortalODia.com, a Sasc informou que uma equipe foi mobilizada para conter o interno da unidade socioeducativa, tendo logrado êxito logo em seguida. Além disso, a pasta explicou que medidas com o intuito de reforçar a segurança foram tomadas, a fim de garantir o bem estar dos internos e também de todos funcionários do CEM.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Piauí (SASC) informa que, após tentativa de fuga de um dos adolescentes, dos alojamentos do Centro Educacional Masculino, a equipe foi mobilizada para conter um dos acolhidos, tendo alcançado esse objetivo rapidamente e sem maiores consequências.
Durante o episódio, um dos agentes de medidas socioeducativas teve um leve ferimento no dedo ocasionado por objeto cortante, sem maiores danos.
A SASC informa ainda que reforçará medidas de segurança para seguir assegurando o funcionamento da unidade para socioeducandos e a equipe de colaboradores.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.