Atualizada às 11h17
Sol Pessoa passou por audiência de custódia na tarde desta quarta-feira (15) e teve sua prisão temporária mantida. Ela passou a noite em uma cela na Central de Flagrantes de Teresina e foi encaminhada nesta manhã (16) para a Penitenciária Feminina, onde vai prestar depoimento por videoconferência ao delegado Ferdinando Martins.
Sol está presa temporariamente pelo prazo de cinco dias, mas, a depender da análise das provas e do teor de seu depoimento, a polícia pode pedir a prorrogação da prisão ou a conversão para preventiva. De acordo com o delegado Ferdinando, titular da Delegacia de Combate à Corrupção, até o momento, apenas o empresário Marcus Almeida havia sido ouvido. Na oitiva, ele não citou o nome do ex-prefeito Dr. Pessoa e nem deu muitos detalhes de como funcionava o esquema desarticulado pela polícia.
Ferdinando Martins informou que os investigados têm mostrado disposição em colaborar com o inquérito e disseram não ter motivos “para esconderem nada”.
Iniciada 10h23
A Câmara Municipal de Teresina pode cancelar o Título de Mérito Legislativo concedido à ex-servidora comissionada da Prefeitura de Teresina, Suelene da Cruz Pessoa, a Sol Pessoa. A ex-chefe de gabinete do então prefeito Dr. Pessoa (PRD) foi presa na última terça-feira (14) durante a Operação Gabinete de Ouro, deflagrada pela Polícia Civil para apurar supostos atos de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos na gestão municipal anterior. O requerimento, protocolado pelo vereador Petrus Evelyn (Progressistas), ainda será analisado pelas comissões internas da Casa.
LEIA TAMBÉM
A honraria havia sido concedida em 15 de agosto de 2023, por meio do Decreto Legislativo nº 333/2006, e a indicação partiu do ex-vereador Roberval Queiroz (PRD), então aliado político de Dr. Pessoa. À época, Suelene ocupava o cargo de chefe de gabinete do Palácio da Cidade e era considerada uma das figuras de maior confiança do ex-prefeito.
O requerimento argumenta que os novos fatos tornados públicos “maculam a honra e a idoneidade da homenageada” e, por isso, tornam incompatível a manutenção da distinção. Segundo o requerente, o Título de Mérito Legislativo deve enaltecer “o bom exemplo e o compromisso ético e social de pessoas que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento de Teresina”, o que, diante das investigações em curso, não se aplicaria mais ao caso.
O vereador Petrus Evelyn solicitou que o pedido seja submetido à apreciação do Plenário da Câmara. Caso aprovado, o decreto legislativo que concedeu a homenagem será revogado, e o nome de Suelene Pessoa retirado dos registros oficiais da Casa.
Operação Gabinete de Ouro
A Operação Gabinete de Ouro foi deflagrada na última terça-feira (14) pela Delegacia de Combate à Corrupção da Polícia Civil para investigar supostos atos ilegais praticados na gestão de Dr. Pessoa em Teresina. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária. Um dos presos é Sol Pessoa, sobrinha do ex-prefeito. A justiça bloqueou, ainda, bens e patrimônios dos investigados num valor total de R$ 75 milhões.
Os crimes investigados teriam sido praticados entre 2021 e 2024, segundo a polícia. A investigação iniciou há quase um ano a partir de denúncia anônima de condutas ilegais praticadas no chamado “Gabinete de Ouro”, dentro da Prefeitura de Teresina.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.