No próximo dia 16 de agosto, Teresina completa 171 anos. Para comemorar esta data, a prefeitura lançou, nesta sexta-feira (4), a programação oficial do aniversário. Com o tema “Mais trabalho e mais amor", as comemorações irão incluir inaugurações de obras e eventos culturais, além do corte de bolo que tradicionalmente acontece no bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina.

A solenidade de lançamento ocorreu no Sesc Cajuína, localizado na zona leste da cidade. A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Comunicação, será realizada durante todo o mês de agosto. De acordo com a entidade, ainda este mês serão inauguradas obras em diversos setores.
É um momento importante para nós teresinenses, representa a Teresina de todos os povos. O tema deste ano reflete bem o sentimento desta gestão. Muito trabalho e amor, sobretudo pela população mais carente. Serão várias obras inauguradas na área da saúde, da educação, concursos públicos e regularização fundiária”, afirma o secretário

No dia do aniversário da cidade, a programação tem início às 9h, com missa em Ação de Graças, realizada na igreja Nossa Senhora do Amparo, Centro de Teresina. Às 11h, será a solenidade na Câmara de Vereadores de Teresina. Já às 17h, acontece o corte do bolo na praça principal do Poti Velho.
“Nestes 171 anos, nosso slogan é mais trabalho e mais amor. Amor todos vemos no dia a dia, nada próspera sem o amor. As obras estão avançando e nosso foco é mostrar o que estamos fazendo”, destaca o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
171 anos de história
Teresina possui uma história que remonta ao século XIX. Fundada em 16 de agosto de 1852, a cidade foi projetada pelo engenheiro Antônio José de Araújo e recebeu seu nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina. Desde então, Teresina tem sido palco de transformações que moldaram sua identidade.

A cidade teria sido a primeira a ser planejada com ruas retas e espaços abertos. Nos dias atuais, Teresina abraça sua herança histórica, preservando edifícios e monumentos emblemáticos. A cidade possui uma cena cultural, com museus e espaços dedicados à arte e à história local.