Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão é o terceiro mais incidente entre os homens e o quarto entre as mulheres. São cerca de 32 mil novos casos por ano no Brasil e 1,7 milhão no mundo. Cerca de 90% dos casos estão associados ao fumo e os sintomas começam a aparecer em estágio avançado da doença, geralmente acima dos 50 anos de idade.
Diante dos casos, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizará, nesta semana, campanha alusiva ao Agosto Branco, voltada para a conscientização sobre o câncer de pulmão, com foco na prevenção e no combate ao tabagismo. As ações começam na quarta-feira (20), no Ambulatório Integrado Governador Dirceu Mendes Arcoverde (Ambulatório Azul), a partir das 9h30. Já na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), as atividades ocorrem na Clínica Pneumológica, a partir das 7h30.
Durante a campanha serão desenvolvidas atividades educativas, com orientações sobre fatores de risco, sinais e sintomas, métodos de diagnóstico e formas de prevenção, destacando a importância de abandonar o tabagismo e de evitar ambientes com fumaça de cigarro.
A estimativa da Fundação do Câncer é que os casos de câncer de pulmão no Brasil cresçam 65% e a mortalidade 74% até 2040, se mantido o atual padrão de consumo de tabaco no país.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, ressalta que a iniciativa busca sensibilizar usuários e colaboradores. “O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de pulmão”, afirma.
O evento contará com a participação dos profissionais da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HGV e do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Oncologia (PRMAO) da Uespi/HGV.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.