O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU/UFPI) suspendeu, pelo período inicial de 12 meses, os sepultamentos de animais no Cemitério Universitário “Cadelinha Sasha”, localizado na zona Leste de Teresina. A medida, que já está em vigor, tem como objetivo adequar o espaço às normas ambientais e sanitárias, além de promover uma reestruturação administrativa e técnica do local.
Segundo a instituição, a decisão visa garantir a conformidade com legislações vigentes e permitir uma readequação sanitária, administrativa, financeira e regulatória do cemitério. Durante o período de suspensão, o solo passará por um descanso ambiental, necessário para assegurar a decomposição adequada dos corpos e evitar possíveis riscos de contaminação do lençol freático.
Além da recuperação do solo, o HVU informou que serão realizadas ações de reorganização administrativa, como a atualização dos cadastros de jazigos, digitalização dos registros de óbitos e o mapeamento georreferenciado de toda a área do cemitério universitário.
As medidas entraram em vigor na última terça-feira (3) e poderão ser prorrogadas por mais 12 meses, caso seja apresentado um laudo técnico que comprove a necessidade de continuidade da suspensão.
A interrupção temporária abrange todas as modalidades de sepultamento, incluindo jazigos perpétuos e temporários. No entanto, as atividades de visitação, limpeza, manutenção de rotina e exumações previamente agendadas seguem ocorrendo normalmente.
O Hospital Veterinário destacou que a decisão está alinhada às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e às diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo condições adequadas de funcionamento e segurança ambiental do cemitério universitário.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.