Acontecerá na próxima quinta-feira (17) o julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, réu por ter estuprado e matado a estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) em janeiro deste ano. Thiago está preso desde a época do crime e será julgado por quatro crimes: homicídio, vilipêndio de cadáver por manter relação sexual com a vítima já sem vida, estupro de vulnerável e fraude processual.
Leia também: Estudante da UFPI foi estuprada depois de morta e acusado gravou vídeos, aponta inquérito
Na denúncia oferecida pelo Ministério Público, o crime de homicídio cometido por Thiago tem duas qualificadoras que também serão consideradas pelo Conselho de Sentença na hora do julgamento: feminicídio e emprego de meio cruel para tirar a vida da vítima. Entre as peças anexadas no processo estão os laudos do IML comprovando que Janaína sofrera diversas lesões antes de ser assassinada.
Leia também: Após morte de aluna, UFPI retorna às aulas com reforço na segurança; veja medidas
Thiago Mayson será julgado pelo Tribunal Popular do Júri em julgamento conduzido pela juíza Maria Zilnar Coutinho, titular da 1ª Vara Criminal de Teresina. A sessão acontecerá no Fórum Criminal da Capital. Durante a audiência serão ouvidas testemunhas de defesa e de acusação além do réu. A sentença será proferida por um conselho formado por representantes da sociedade civil e homologada pela magistrada responsável pelo julgamento.
Família de Janaína faz campanha pedindo doações
Além da perda da filha, os pais de Janaína Bezerra têm enfrentado também dificuldades financeiras desde o assassinato da jovem. Os familiares usaram as redes sociais para mobilizar uma campanha pedindo doações. O pix da mãe de Janaína, dona Maria do Socorro, é: 86994157434.
Entenda o caso
A estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, foi brutalmente assassinada após ter sido estuprada em uma sala de aula da UFPI em janeiro deste ano. Janaína foi encontrada por um segurança nas proximidades do bloco onde fica o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Segundo nota divulgada pela UFPI à época, a jovem ainda chegou a ser levada para o Hospital da Primavera, mas não resistiu aos ferimentos.
O réu pelo crime é Thiago Mayson da Silva Barbosa, que à época era estudante do Mestrado em Matemática da UFPI.