Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acusadas de matar empresário em Teresina são colocadas em liberdade pela justiça

Rés no processo alegaram que estão presas preventivamente há mais de 1 ano e que não possuem antecedentes criminais. Caso é o do assassinato do empresário Antônio Francisco dos Santos Sousa.

10/10/2025 às 09h27

Os acusados do assassinato do empresário Antônio Francisco dos Santos Sousa, em abril de 2024 em Teresina, foram colocados em liberdade pela justiça. Antônio foi morto com 16 facadas e seu corpo foi encontrado sem roupas no povoado Cacimba Velha. Ao todo, seis pessoas são rés no processo, mas quatro delas pleitearam revogação das prisões preventivas, alegando não possuírem antecedentes criminais.

De acordo com a defesa, os réus estão presos preventivamente há mais de um ano, a instrução processual já foi encerrada e isso afasta o risco de interferência na colheita de provas. Para os advogados, não há fatos novos no caso que justifiquem a continuidade da prisão.

Acusadas de matar empresário em Teresina são colocados em liberdade pela justiça - (Reprodução) Reprodução
Acusadas de matar empresário em Teresina são colocados em liberdade pela justiça

Em decisão proferida recentemente, o juiz Antônio Oliveira, da Vara de Delitos e Roubos de Teresina, deferiu o pedido das defesas de quatro réus e os concedeu liberdade provisória mediante cumprimento de medidas cautelares. Foram soltos pela justiça: Maria Pereira da Silva, Kalina Sampaio Rodrigues, Kawana Maria Cardoso Soares e Ana Clara Pereira Costa. A elas foi dado o direito de recorrer em liberdade.

A justiça, no entanto, impôs algumas medidas cautelares que as rés devem cumprir, tais como comparecimento mensal em juízo para informar e justificar suas atividades, proibição de se ausentarem de Teresina sem prévia autorização judicial, proibição de frequentar bares, prostíbulos e locais que vendam bebidas alcoólicas, recolhimento domiciliar à noite e nos dias de folga e monitoração eletrônica por 180 dias.

Entenda o caso

O empresário teresinense Antônio Francisco dos Santos Sousa foi encontrado morto no povoado Cacimba Velha em abril de 2024, dias depois de ter desaparecido. O inquérito policial resultou no indiciamento de seis pessoas pelo crime. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o empresário teria feito transferências no valor total de R$ 90 mil para a conta de Kalina Sampaio Rodrigues, que era dona de um prostíbulo localizado na Vila Maria, zona Leste da capital.

Kalina, então, teria repassado este dinheiro a Maria Pereira, sua esposa, que teria dividido o montante com os demais envolvidos no crime. Segundo a denúncia, Antônio teria ido ao prostíbulo no dia em que desapareceu. Kawana Maria e Ana Clara teriam dopado a vítima. Um indivíduo de nome Ludvig van Beethoven Klayton Gomes Lopes teria executado o empresário e Jandeilson Rocha Pereira teria deixado o corpo dele na Cacimba Velha.

Um pai de santo, identificado como Anderson Luiz da Silva, também foi preso e indiciado suspeito de participação no crime. Ele teria recebido R$ 5 mil de Kalina e Maria para fazer um trabalho de proteção espiritual para elas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.