Brincar é uma das atividades lúdicas mais importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo dos bebês e crianças, pois proporciona que a criança se aproprie da realidade, estabeleça relações sociais, motora e afetiva.
O professor Leonardo Medeiros sabe bem disso e faz questão de brincar e incentivar a filha, a pequena Ágatha Maria, de 2 anos, nas brincadeiras e na hora de usar a criatividade. Além disso, ele conta que tenta evitar ao máximo o uso de telas, como celulares, tablets e televisão, para não prejudicar o aprendizado e desenvolvimento da criança.
“A Ágatha é uma criança muito agitada, então ela nunca foi de brincar quietinha ou fazendo apenas uma atividade ao mesmo tempo. Gostamos muito de brincar correndo, com nossos gatinhos, e isso ajuda muito na coordenação motora. Tentamos evitar telas porque sabemos que é prejudicial para a cognição dela, pois a evolução cognitiva deles é baseada na interação com o mundo, percebendo e lendo situações. É preciso ter muita disposição e criatividade para brincar, seja com bolas, fazendo desenhos no chão ou brincando com bambolê”, comenta.
"Quando brincam de faz de conta, as crianças assumem papéis, desenvolvem enredos e constroem interações. Por meio dessa representação, elas expressam seus sentimentos, angústias, alegrias, incômodos e suas percepções do cotidiano. Elas conseguem comunicar suas dificuldades, contradições e se sentem motivadas a lidar com o inesperado, já que a história se desenrola no decorrer da brincadeira", acrescenta Rogéria Sprone, psicopedagoga.
Dicas para incentivar momentos lúdicos em família
A participação ativa da família é muito importante no momento das brincadeiras, principalmente na hora de encorajá-las a criar jogos e atividades. "É fundamental que a criança tenha alguém para brincar junto e interagir em diversas atividades, como criação e contação de histórias, jogos, fantasias e exercícios físicos, como pega-pega e esconde-esconde. Use esse tempo em família para se conectar com seus filhos e criar memórias duradouras", sugere Rogéria Sprone.
Além disso, o diálogo desempenha um papel crucial nesse contexto. Conversar com a criança e estabelecer uma rotina de brincadeiras e momentos em família é fundamental. Rogéria enfatiza a importância de deixar de lado dispositivos eletrônicos e telas por um tempo e envolver-se em jogos, atividades imaginativas e exercícios físicos.
"Converse com a criança, compartilhe com ela qual era sua brincadeira favorita quando era pequeno e divirtam-se juntos! Além de desenvolver a coordenação motora e o aprendizado, esses momentos fortalecem os laços familiares e são cruciais para o desenvolvimento da criança, ajudando-a a compreender e lidar com suas emoções", conclui Rogéria Sprone.
O Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a importância do brincar na vida das crianças. Estimular o brincar é fundamental para o crescimento saudável e o desenvolvimento integral das crianças. Portanto, aproveitemos este dia para fortalecer os laços familiares e criar momentos especiais que contribuam para o enriquecimento das experiências de nossos pequenos.