O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias (PT), em entrevista nesta sexta-feira (28), comentou sobre a prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de março, que apontou uma desaceleração em relação ao mês anterior, como reflexo das medidas tomadas pelo Governo Federal.

LEIA TAMBÉM
Segundo o ministro, logo após o aumento dos preços, o presidente Lula tomou ações imediatas, que ainda em 2023 estimularam a produção. Além disso, com a população mais empregada, o consumo aumentou, e logo foi necessário produzir mais para equilibrar os preços.
“É um problema bom, aumentou a renda, pessoas que até 2022 não trabalhavam, não tinham renda, e passaram a trabalhar com renda e mais, as outras pessoas cresceram a renda, passou a ter acordo de trabalho, a renda cresceu no Brasil acima da inflação, 11%, e a renda dos mais pobres, 30,6%. Então, é isso aqui que vira demanda, compra mais comida, compra mais alimento”, disse o ministro.
Ele também destacou que a prévia do IPC, que apontou uma desaceleração de 0,80% em março e que o preço de vários alimentos, como o arroz, teve uma redução para o consumidor final.
“Saiu a prévia ontem também já sinalizando queda no preço do alimento, a inflação do alimento. É isso que nós vamos trabalhar. Claro que tem outros fatores. O café, por exemplo, é uma questão que entraram agora grandes mercados consumidores. São bilhões de chineses tomando o nosso café, são indianos. Que bom, porque nós vamos agora aumentar a produção”, declarou Wellington Dias .
O ministro ainda mencionou a finalização do edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que está disponibilizando R$ 500 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar, que são distribuídos para instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A gente está completando até dia 31 o edital para mais R$ 500 milhões de reais que o nosso ministério liberou o MDS através da CONAB com as entidades para essa área de comprar alimento dos pequenos produtores e trabalhar modelagens como essa de complemento alimentar, além do Bolsa Família e outras transferências de renda, para quem precisa”, finalizou o ministro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.