A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e a outras dez personalidades. A decisão foi oficializada por meio de uma Portaria publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (19), e assinada pelo reitor e presidente do Conselho Universitário, Evandro Alberto de Sousa.
O ato também concede o título de Benemérito a dezenas de pessoas físicas e jurídicas, entre parlamentares federais e estaduais, ex-reitores, gestores da UESPI e autoridades públicas. As honrarias foram aprovadas ad referendum (ou seja, sob confirmação) do Conselho Universitário, com base em normas internas que disciplinam a concessão de títulos honoríficos.
Segundo a portaria, a outorga considera a autonomia universitária prevista na Constituição Federal e no Estatuto da UESPI, além de informações técnicas que atestam a efetividade e o impacto das contribuições realizadas pelos homenageados. O documento cita ainda a conveniência administrativa e a relevância do reconhecimento público de pessoas que, de alguma forma, colaboraram para o desenvolvimento institucional da universidade.
Além do presidente Lula, que já possui 42 títulos, a lista de Doutores Honoris Causa inclui nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal Kássio Nunes Marques, o governador do Piauí Rafael Fonteles, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles, o senador Wellington Dias, a ex-governadora Regina Sousa e o ex-governador Wilson Martins. Também foram incluídas homenagens póstumas, entre elas a Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, e a Francisco das Chagas da Trindade.
Já o título de Benemérito foi concedido majoritariamente a parlamentares que destinaram emendas à UESPI, tanto individuais, quanto de bancada, considerando as datas de destinação e execução dos recursos. A relação inclui deputados federais, estaduais, além de ex-gestores da instituição e representantes do Judiciário e de outros órgãos públicos.
No texto da portaria, a reitoria afirma que a iniciativa busca reconhecer contribuições consideradas decisivas para a consolidação e expansão da universidade no estado. Não há, porém, detalhamento individual das ações atribuídas a cada homenageado.
A concessão de títulos honoríficos por universidades públicas é uma prática prevista em seus regimentos internos e costuma gerar repercussão política e acadêmica, especialmente quando envolve autoridades em exercício. Até o momento, a UESPI não divulgou data para a cerimônia de entrega das honrarias, nem informou se todos os agraciados aceitaram formalmente os títulos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.