As tarifas de embarque nos terminais rodoviários de Teresina, Picos e Floriano, administrados pela empresa Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (Sinart), podem sofrer um reajuste de 5,13%, passando de R$ 6,80 para R$ 7,15.
A proposta está em consulta pública pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi), que busca receber contribuições e sugestões da sociedade sobre o reajuste das tarifas de embarque.
A minuta da resolução, elaborada pela Agrespi, propõe o reajuste com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre setembro de 2024 e agosto de 2025. Caso aprovada, a nova tarifa terá vigência de outubro de 2025 a setembro de 2026, após análise e aprovação final pelo Conselho Diretor da Agência.
LEIA TAMBÉM
A Consulta Pública ficará aberta até 15 de novembro de 2025, e as contribuições podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico disponível no site da Agrespi: https://portal.pi.gov.br/agrespi/consulta-publica/formulario-de-contribuicao/.
De acordo com a diretora-geral da Agrespi, Thaís Araripe, a consulta pública é uma etapa essencial do processo regulatório, pois garante a participação direta da população.
“As consultas são momentos em que a sociedade pode contribuir diretamente para o aprimoramento das normas. A transparência é o pilar da boa regulação, e o diálogo com usuários e concessionárias garante decisões mais equilibradas e justas.”
Após o encerramento do prazo, todas as contribuições serão analisadas pela Diretoria de Saneamento, Transporte e Infraestrutura. O relatório consolidado com as sugestões será encaminhado ao Conselho Diretor da Agrespi, que decidirá sobre a aprovação final do reajuste.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.