Um homem suspeito de invadir o sistema do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e emitir ordens judiciais falsas foi preso na cidade de Itumbiara, interior de Goiás, durante a deflagração da Operação Hard Reset, realizada nesta última terça-feira (05). A prisão ocorreu após o cumprimento de um mandado de prisão temporária expedido pela Central de Inquéritos de Teresina, com base em relatórios técnicos e manifestações do Ministério Público.
LEIA TAMBÉM
A investigação aponta que o suspeito teria utilizado credenciais institucionais de um magistrado do TJ-PI para acessar ilegalmente o sistema, realizar bloqueios bancários fraudulentos e emitir decisões judiciais falsas. A ação, segundo a Polícia Civil do Piauí, comprometeu a integridade dos sistemas judiciais e representou uma ameaça direta à ordem pública.
Além da prisão, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão no mesmo município. A Operação Hard Reset tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação em diferentes estados, especializada na invasão de sistemas públicos e em fraudes bancárias. O nome da operação remete ao termo tecnológico “hard reset”, que significa restaurar um sistema ao seu estado original, simbolizando a intenção de recuperar a segurança e a confiabilidade dos sistemas comprometidos.
A operação é fruto de uma força-tarefa interestadual que envolve a Superintendência de Operações Integradas (SOI) e a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (DIPC), com apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO), do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A ação integra as diretrizes do programa Pacto pela Ordem, da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que busca fortalecer o enfrentamento a crimes de alta complexidade com o apoio de órgãos federais e cooperação entre estados.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.