O Governador Rafael Fonteles revelou na manhã desta terça que a equipe econômica estadual ainda avalia se os salários dos servidores comissionados do executivo e secretários retornarão ao patamar inicial estabelecido no início da gestão. Desde agosto cerca de 16% dos trabalhadores do estado tiveram uma redução de até 15% no pagamento em decorrência de quedas na arrecadação com o Fundo de Participação dos Estados.
A medida afetou as gratificações de quase 10 mil servidores, incluindo secretários, chefes de autarquias e fundações públicas e superintendentes. De acordo com a determinação do governo a redução foi de 10% sobre o valor bruto mensal dos servidores que ganham igual ou inferior a R$ 1.500 e de 15% sobre a parcela do valor bruto superior a R$ 1.500.
Inicialmente a medida seria tomada até dezembro, porém com as constantes quedas mantidas a secretaria de fazenda ainda pondera se corrigirá ou não o pagamento dos servidores. Questionado sobre o pagamento o governador revelou que ainda analisa qual será a alternativa.
Eleição em Parnaíba
O governador comentou também o cenário político no litoral do estado. O gestor deu fortes indícios do apoio a Dr. Hélio.
“Muito provavelmente nosso candidato em Parnaíba será o Dr. Hélio que está muito bem posicionado nas pesquisas de opinião seguindo o mesmo critério de Teresina. Mas a gente só vai tratar de eleição no momento do calendário eleitoral”, finalizou.