Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sala lilás em homenagem a Janaina Bezerra é inaugurada na UFPI; veja como funciona o atendimento

O espaço contará com psicólogas, assistentes sociais e advogados para atendimento às vítimas.

28/08/2025 às 12h45

28/08/2025 às 12h45

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) inauguraram, nesta quinta-feira (28), a Sala Lilás Janaína da Silva Bezerra, espaço voltado para acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência no ambiente acadêmico. Localizado no Centro de Ciências da Saúde, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, o espaço busca criar uma rede de apoio, orientação e prevenção dentro da universidade.

Sala lilás em homenagem a Janaina Bezerra é inaugurada na UFPI; veja como funciona o atendimento - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Sala lilás em homenagem a Janaina Bezerra é inaugurada na UFPI; veja como funciona o atendimento

A iniciativa integra a campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e homenageia Janaína da Silva Bezerra, aluna de Jornalismo da UFPI vítima de feminicídio em 2023. O espaço contará com psicólogas, assistentes sociais e advogados para atendimento às vítimas.

“Esse espaço é de acolhimento e escuta qualificada. E, para isso, fizemos uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí. Teremos aqui profissionais qualificados que irão receber todas as mulheres da comunidade universitária, estudantes, técnicos administrativos, docentes, que sofram qualquer tipo de violência e que serão aqui atendidas e acolhidas”, destaca a reitora da UFPI, Nadir Nogueira.

A reitora destacou que a Sala Lilás faz parte de uma rede de proteção mais ampla, que inclui a futura Casa da Justiça e da Cidadania, em parceria com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Justiça. "O espaço foi projetado para esse fim, e não só isso, mas também haverá orientações e encaminhamentos relacionados às violências que eventualmente tenham sido sofridas. Nós estamos criando e instalando, aqui na universidade, um outro espaço: a Casa da Justiça e da Cidadania, que irá funcionar em parceria com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Justiça. Isso criará uma rede de proteção", disse.

Sobre o funcionamento da Sala Lilás, a reitora disse que a vítima terá todo suporte “A denúncia é a primeira coisa que deve acontecer, mas a vítima pode se dirigir diretamente à Sala Lilás. Ela terá todo o encaminhamento: boletim de ocorrência, orientação sobre como proceder e acompanhamento, inclusive até a delegacia. Hoje, é possível fazer o B.O. com facilidade, por meio de uma plataforma tecnológica também desenvolvida pela Universidade Federal do Piauí, que permite o registro até pelo WhatsApp”, explicou.

Sala lilás em homenagem a Janaina Bezerra é inaugurada na UFPI; veja os atendimentos - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Sala lilás em homenagem a Janaina Bezerra é inaugurada na UFPI; veja os atendimentos

Para a superintendente de Defesa Social da SSP-PI, tenente-coronel Elizete Lima, a Sala Lilás fortalece a rede de enfrentamento à violência de gênero na universidade. “A Universidade Federal do Piauí agora também disponibiliza um equipamento com pessoal capacitado: psicólogas, assistentes sociais, advogados, para oferecer uma assistência qualificada às mulheres da comunidade acadêmica que sejam vítimas de violência”, afirmou.

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, ressaltou a importância da união entre as instituições. “Estamos colocando aqui um aparato policial à disposição da universidade, e ela, com seu trabalho de prevenção, vai atuar no combate ao assédio e à violência de gênero, homenageando uma aluna que perdeu a vida de forma brutal no ambiente acadêmico, por ação de um colega de curso. Isso é um absurdo que precisa ser combatido. Mas esse combate não depende apenas da polícia ou das instituições; passa também pela interação e reflexão de todas as pessoas sobre suas próprias posturas machistas”, declarou.

Atendimento

A Sala Lilás contará com atendimento psicossocial, realizado por uma equipe formada por psicólogas e assistentes sociais, oferecendo apoio, orientação e escuta qualificada às vítimas de violência. Ela funcionará em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

A iniciativa está alinhada ao Programa Nacional das Salas Lilás, lançado pelo Governo Federal em março de 2025, que visa ampliar o acesso de mulheres em situação de violência a serviços especializados em todo o país.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges