Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Repasses federais serão direcionados ao Piauí sem intermédio de Teresina, diz Sesapi

A partir de outubro, o Governo do Estado do Piauí passará a receber diretamente os recursos do Fundo Nacional de Saúde para financiar os serviços de saúde em Teresina, sem a intermediação da Prefeitura.

22/09/2025 às 11h53

22/09/2025 às 11h53

O secretário estadual de Saúde (Sesapi), Antônio Luiz, anunciou que, a partir de outubro, haverá mudanças significativas no financiamento da saúde de Teresina. Segundo ele, o Governo do Estado passará a receber diretamente os recursos do Fundo Nacional de Saúde para custear serviços prestados na capital, sem a intermediação da Prefeitura.

“Na verdade, Teresina, como gestora plena, recebia um recurso do Fundo Nacional de Saúde e contratava hospitais do Estado em Teresina. Então essa parte de recurso que recebia era Teresina, e o Governo do Estado recebia por intermédio da Prefeitura. A partir de outubro, o Piauí vai receber diretamente o recurso do serviço que ele presta no Fundo Nacional, sem passar por intermédio da Prefeitura de Teresina”, explicou.

Repasses federais serão direcionados ao Piauí sem intermédio de Teresina, diz Sesapi - (Reprodução/Sesapi) Reprodução/Sesapi
Repasses federais serão direcionados ao Piauí sem intermédio de Teresina, diz Sesapi

Antônio Luiz ressaltou que a parceria entre o Estado e a capital vem sendo consolidada de forma gradual e já trouxe avanços, como a implantação do sistema de telelaudos nos hospitais de Teresina.

“Nós já começamos a implantar nos hospitais da capital o sistema de telelaudos para agilizar exames de imagem, tomografia, eletrocardiograma e espirometria. Com o Piauí Saúde Digital, vamos fazer os laudos de forma automática e rápida”, destacou.

O secretário frisou, ainda, que essa cooperação pode ser ampliada, caso a Prefeitura de Teresina decida aderir ao modelo de consultas especializadas oferecidas pelo Governo do Estado, por meio do Piauí Saúde Digital. A medida, segundo ele, pode ajudar a reduzir filas e acelerar o acesso da população aos serviços.

“Se Teresina aderir à parte de consultas com especialistas, colocando nas UBSs essa alternativa, as pessoas poderão escolher se querem um atendimento mais rápido com cardiologista, dermatologista, ginecologista, ortopedista, neurologista, psiquiatra, nutricionista, entre outras especialidades. São 12 áreas que poderão ser ofertadas, melhorando o atendimento e reduzindo o tempo de espera. A capital ainda não aderiu a essa parte de consultas, mas esperamos que isso aconteça para garantir cada vez mais uma saúde digna ao povo de Teresina”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.