A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (21), reajuste no salário dos servidores públicos efetivos e estabilizados ativos da Casa, além dos inativos e pensionistas. O percentual é de 7%, de forma linear, incidindo sobre vencimentos e gratificações que integram a base de cálculo. O reajuste é válido a partir de 1º de outubro.
A Mesa Diretora da Assembleia, presidida por Severo Eulálio (MDB), explicou que a iniciativa de reajustar o salário dos servidores visa assegurar a revisão geral anual da remuneração dos funcionários públicos, sendo uma forma de preservar o poder aquisitivo perante à inflação. Antes da aprovação em Plenário, a matéria foi avaliada favoravelmente na Comissão de Constituição e Justiça, onde foi relatada por Rubens Vieira (PT), e na de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, com parecer de Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).
Antes de ir a Plenário, o projeto de lei para reajuste do salário dos servidores foi tratado em reunião da Mesa Diretora com o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia, Francisco Bilé. “Em 2023 houve reajuste apenas sobre o salário-base e em 2024 não houve reajuste. O presidente Severo cumpre com a promessa de recuperar gradualmente os salários dos servidores”, disse Bilé.
Em abril deste ano, a casa aprovou um reajuste nos salários dos servidores estaduais. O reajuste no salário é de 5,35% e vale para policiais militares, bombeiros militares e servidores da administração pública direta e indireta, fundações e autarquias.
No caso dos professores, o reajuste mínimo chega a 6,27% com o piso do magistério para profissionais de 40 horas subindo para R$ 4.867,77. Policiais civis, analistas do tesouro estadual e auditores fiscais tiveram aprovadas matérias que alteram as suas remunerações.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.