Os partidos da base do governo possuem uma grande dificuldade de montar chapas para federal em 2026, e a decisão do governador Rafael Fonteles é pôr fim às chapinhas, concentrando as candidaturas na coligação cruzada do MDB e PSD, Republicanos e PT. Porém, o PSB tenta viabilizar a construção de uma chapa para deputado federal no próximo ano.
O presidente do PSB no Piauí, Washington Bonfim, disse que tem colocado o seu partido à disposição para sair de apenas coadjuvante para uma posição de protagonismo, destacando que hoje está à frente do partido por um pedido do governador.
“Tenho colocado o partido à disposição da base do governo para somar e sair de uma posição, digamos assim, de coadjuvância para uma posição de protagonismo. Eu entendo as dificuldades, faço parte do governo, entendo as dificuldades, especialmente relacionadas à questão das cláusulas de barreira e agora, mais recentemente, a redução das bancadas e isso complica muito o cenário político-eleitoral do ano que vem", disse.
LEIA TAMBÉM
Sobre a viabilidade do partido em atrair grandes nomes, como, por exemplo, de um dos grandes quadros que passaram pela sigla, o ex-governador Wilson Martins ter optado em ir para o PSD, Bonfim disse que as discussões de viabilidade estão sendo construídas dentro da sigla.
“Obviamente que o ex-governador [Wilson Martins] tem o seu cálculo e é justo e é importante que tenha, e o partido precisa criar as condições para que grandes lideranças venham, não é o contrário. Então isso é o motivo do diálogo com o nosso governador”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.