Foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial a portaria que regulamenta o Programa de Recuperação de Créditos de Multas Ambientais (REFIS Ambiental). A adesão ao programa poderá ser feita até o último dia útil do segundo mês subsequente à publicação da portaria, prorrogável por mais 30 dias.
No entanto, o REFIS Ambiental não se aplica às infrações ambientais decorrentes de morte humana, em casos em que o autuado constar no cadastro oficial de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão, caso fiquem constatados indícios de que o autuado explore trabalho infantil e se a infração for praticada mediante abuso e maus-tratos.
Os descontos máximos para pagamento à vista das multas ambientais dependerão da capacidade econômica do infrator. Se ele for microempreendedor individual, o desconto será de 40%; se ele for pessoa física ou jurídica não sendo MEI, o desconto será de 30%. Se o infrator possuir licença ambiental válida, o desconto será de 30%, mas se houver protocolo formal de regularização, será de apenas 20%.
Os percentuais máximos de descontos para pagamento parcelado das multas ambientais também levarão em conta a capacidade econômica do infrator: se for MEI, 30%; de for pessoa física ou jurídica, não sendo MEI, 20%. Se possuir licença ambiental válida, 30%. E se possuir protocolo formal de regularização, 20%.
LEIA TAMBÉM
A adesão ao REFIS Ambiental deve ser requerida pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O interessado deve anexar o requerimento, em modelo padrão disponibilizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídros (SEMARH), a documentação pessoal e comprovante de endereço do autuado, o auto de infração e decisão do mérito que levou à adesão ao REFIS Ambiental.
Após o protocolo de requerimento de adesão ao programa no SEI, o processo será encaminhado à Superintendência de Gestão, que vai analisar e decidir ou não por sua admissibilidade. As multas poderão, também, ser convertidas para prestação de serviços ambientais.
Veja aqui como aderir ao REFIS Ambiental
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.