Os docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e filiados à Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI) decidiram na tarde desta quinta-feira, (27), suspender a greve, que já chegou ao seu 24ª dia. As atividades serão retomadas, normalmente, a partir da quarta-feira (3).
A suspensão da greve foi decidida pelo movimento grevista, em assembleia realizada hoje, na sede da ADUFPI, com o apoio da maioria, tendo somente quatro abstenções.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a assessoria da ADUFPI, os demais campi da UFPI enviarão à instituição os encaminhamentos referentes às datas que retomarão as atividades.
“Nos próximos dias a diretoria irá solicitar reunião com a administração superior para discutir as questões relacionadas ao calendário acadêmico e outras providências”, informou a ADUFPI.
A ADUFPI explica ainda que as questões burocráticas estão sendo resolvidas em reunião, que envolve apenas a diretoria, e o resultado final da greve só será divulgado após o envio dos resultados das demais assembleias, realizadas nos demais campi da instituição.
O fim da paralisação ocorre após 24 dia do início do movimento.
No último domingo (22), o Comando Nacional de greve dos professores das universidades e institutos federais já havia anunciado o fim do movimento grevista, em Brasília (DF), com a presença de representantes sindicais, inclusive, a Adufpi.
Mas, no Piauí, a greve dos docentes foi mantida até que os docentes fossem consultados.
A reportagem do O Dia também entrou em contato com representantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para saber se um acordo para o fim do movimento grevista também está sendo discutido, mas ainda não obteve retorno.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.