Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professor da UFPI vence Prêmio Inventor Petrobras 2025 por tecnologia inédita na indústria do petróleo

Sidney Gonçalo Lima é reconhecido por desenvolver metodologia inovadora para análises de geoquímica orgânica em parceria com a Petrobras.

19/08/2025 às 16h14

O professor de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sidney Gonçalo Lima, foi reconhecido com o Prêmio Inventor Petrobras 2025 por ter criado a metodologia intitulada “Extração em Fase Sólida de Biomarcadores Ácidos”, voltada para análises de geoquímica orgânica. A premiação aconteceu nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro.

Sidney Gonçalo Lima é reconhecido por desenvolver metodologia inovadora para análises de geoquímica orgânica em parceria com a Petrobras. - (Divulgação ) Divulgação
Sidney Gonçalo Lima é reconhecido por desenvolver metodologia inovadora para análises de geoquímica orgânica em parceria com a Petrobras.

A inovação, desenvolvida em parceria com a Petrobras, possibilitou a otimização da identificação de biomarcadores ácidos em amostras de petróleo, extratos de rochas sedimentares e material vegetal. O método gera dados essenciais sobre a origem, rotas de migração e o nível de biodegradação do óleo, contribuindo de forma significativa para a caracterização de reservatórios e para o aumento da eficiência nas operações da indústria do petróleo.

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que originou a patente recebeu um investimento de R$ 1,8 milhão entre 2023 e 2024. A iniciativa foi conduzida pelo Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGO), que, nos últimos 10 anos, contou com um aporte superior a R$ 15 milhões, gerido pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) da UFPI.

Sidney Gonçalo Lima disse ser motivo de orgulho receber o prêmio e ressaltou que a tecnologia traz ganhos diretos para a caracterização de reservatórios e para a tomada de decisões no setor.

“A nossa invenção, a metodologia de ‘Extração em Fase Sólida de Biomarcadores Ácidos’, é uma solução inovadora que tem como objetivo otimizar as análises de geoquímica orgânica. Ao fornecer informações cruciais sobre a origem, as rotas de migração e o grau de biodegradação do óleo, contribuímos diretamente para a caracterização detalhada de reservatórios de petróleo”, declarou.

Além de Sidney Gonçalo Lima, também participaram do desenvolvimento da pesquisa os pesquisadores Alek André Costa de Sousa (doutorando), Edymilais da Silva Sousa (pesquisadora), Gustavo Rodrigues de Sousa Junior (professor), Alexandre Araújo de Souza (professor e pesquisador) e Márcio dos Santos Rocha (técnico e pesquisador).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da UFPI