Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí possui minerais essenciais para tecnologias e de interesse dos EUA; entenda

Foram encontrados em 16 municípios piauienses elementos terras raras (ETRs), grupo de elementos químicos usados na fabricação de celulares, baterias e equipamentos militares.

25/07/2025 às 12h22

25/07/2025 às 12h22

Durante um projeto de estudo geológico na parte leste da Bacia do Parnaíba, localizada entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, o Serviço Geológico Nacional (SGB) descobriu rochas que contêm fósforo, elementos radioativos como urânio e elementos terras raras (ETRs), que são amplamente usados em tecnologias como celulares, ímãs, baterias e painéis solares. Estes minerais são de interesse dos Estados Unidos e se torna alvo de um impasse entre o governo brasileiro e Donald Trump.

Os elementos terras raras são um grupo de 17 elementos químicos encontrados em vários países pelo mundo, mas é no Brasil e na China que concentram as maiores reservas. Uma delas está no Piauí. O Brasil é a segunda maior reserva de terras raras do mundo, com estes elementos presentes em pelo menos 25% do território nacional.

Piauí possui minerais essenciais para tecnologias e de interesse dos EUA; entenda - (Reprodução/Serviço Geológico Brasileiro) Reprodução/Serviço Geológico Brasileiro
Piauí possui minerais essenciais para tecnologias e de interesse dos EUA; entenda

As rochas aparecem com mais frequência em formações geológicas do período Devoniano. Segundo o informe técnico emitido pelo Serviço Geológico Brasileiro, foram registradas 39 ocorrências dessas rochas. Algumas delas têm altas concentrações de fósforo e elementos terras raras. A média concentração de terras raras encontradas no mundo é de 0,4%. Nos registros achados na Bacia do Parnaíba, no Piauí, essa concentração chegou a 2,3%, um valor bem mais alto comparado ao restante do mundo.

A Bacia do Parnaíba é uma grande região geológica com cerca de 600 mil km². Dentro dela, existem três formações geológicas importantes – Itaim, Pimenteira e Longá, que fazem parte do chamado Grupo Canindé. Essas rochas foram depositadas há cerca de 400 milhões, segundo o estudo do SGB, e suas formações se destacam por conter fósforo com elementos terras raras.

Neste estudo em específico, os pesquisadores do Serviço Geológico analisaram dados de rochas encontradas no leste e nordeste do Piauí, identificando fosfato, arenitos com elementos terra rara e urânio. As informações foram coletadas no Projeto Geologia e Potencial Mineral da Borda Oriental da Bacia do Parnaíba, feito por uma equipe em Teresina.

Piauí possui minerais essenciais para tecnologias e de interesse dos EUA; entenda - (Reprodução/Serviço Geológico Brasileiro) Reprodução/Serviço Geológico Brasileiro
Piauí possui minerais essenciais para tecnologias e de interesse dos EUA; entenda

Durante os estudos na Bacia do Parnaíba, os pesquisadores encontraram 39 novas ocorrências minerais com concentrações elevadas de fósforo, elementos terras raras e urânio. As análises feitas pelo SGB mostram que essas rochas têm um bom potencial para exploração econômica. Foram encontrados elementos terras raras nos municípios piauienses de: Pimenteiras, São Miguel do Tapuio, Novo Oriente do Piauí, São João da Varjota, São João da Serra, Santa Cruz dos Milagres, Aroazes, Geminiano, Sussuapara, Itainópolis, Simplício Mendes, Isaías Coelho, Bela Vista do Piauí, Conceição do Canindé, Picos, Patos do Piauí e, também, na cidade cearense de Croatá.

Por que os elementos terras raras são tão importantes para a geopolítica e qual o interesse dos EUA?

Os elementos terras raras (ETRs) são essenciais para a fabricação de produtos modernos e de alta tecnologia como ímãs usados em motores elétricos, turbinas eólicas, alto-falantes e fones de ouvido, por exemplo; baterias recarregáveis; smartphones, computadores, tablets e telas de LCD e LED; em equipamentos militares como radares, mísseis guiados e sensores; e em catalisadores para a indústria petrolífera.

Segundo dados do Serviço Geológico Brasileiro, mais de 80% da produção mundial de ETRs vem da China. Na guerra econômica com os Estados Unidos, o país já restringiu as exportações dos elementos terras raras. Em meio aos impasses com a guerra tarifária entre o Brasil e os EUA, o governo norte-americano informou que o país tem interesse em acessar os minerais brasileiros. Os Estados Unidos, de acordo com o comunicado, estariam dispostos a negociar com o Brasil para a aquisição dos elementos terras raras.

Elementos terra rara são usados na fabricação de celulares, baterias e ímãs - (Freepik) Freepik
Elementos terra rara são usados na fabricação de celulares, baterias e ímãs

Além do Piauí, há registros de elementos terras raras no Brasil em Minaçu, no Estados de Goiás. O país reivindica ainda uma ilha submersa do tamanho da Espalha, localizada a cerca de 1.200 Km da costa do Rio Grande do Sul. As maiores reservas, além do Brasil, estão na China, que detém a maior parte do controle destes minerais no mundo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.