Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí passa a ter um Sistema de Radiocomunicação Digital; entenda como vai funcionar

Sistema vai assegurar a coordenação das comunicações entre forças de segurança e salvamento estaduais e agências de serviços públicos de qualquer estado.

14/08/2025 às 08h31

Foi instituído por meio de decreto o Sistema de Radiocomunicação Digital do Estado do Piauí (SRD-PI). A ferramenta vai assegurar a coordenação, a segurança das comunicações e a plena integração das agências que integrarem o sistema. O objetivo do SRD é garantir a disponibilidade e confidencialidade da comunicação crítica dos serviços públicos do Estado.

O Sistema de Radiocomunicação Digital do Piauí vai ser gerido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que é quem vai definir as políticas de supervisão das operações, ampliação do sistema e integração das agências. Poderão participar forças de segurança e salvamento estaduais e eventuais agências de serviços públicos essenciais de qualquer estado.

Piauí passa a ter um Sistema de Radiocomunicação Digital; entenda como vai funcionar - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Piauí passa a ter um Sistema de Radiocomunicação Digital; entenda como vai funcionar

O SRD será organizado com base na divisão territorial em Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPSs) e Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs).

De acordo com o decreto, em cada RISP poderá ser instalado um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a estrutura responsável pela coordenação das comunicações de rádio entre as agências atuantes na região. Os Centros serão vinculados às RISPs e subordinados diretamente à SSP, para garantir a atuação integrada das instituições participantes.

“A estrutura de governança do SRD-PI tem como objetivo fortalecer a capacidade operacional das agências, promovendo a integração das comunicações, a resposta rápida a ocorrências, a otimização dos recursos e o aprimoramento da segurança pública em todo o Estado”, diz o decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles.

O ingresso de novas instituições ao Sistema de Radiocomunicação Digital do Piauí será feito por meio de Acordo de Cooperação Técnica a ser firmado entre a entidade interessada e a SSP. Neste acordo deverá constar a responsabilidade da instituição pela aquisição, manutenção e atualização de equipamentos de rádio, o compromisso de seguir normas técnicas e a coparticipação em custos de infraestrutura.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.