A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (8) a Operação "Body Packing", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no recrutamento de pessoas na cidade de Teresina e região para o transporte de cocaína ao exterior, principalmente para países da Europa. O estado é considerado ponto de identificação e recrutamento de pessoas para usarem o próprio corpo para o transporte de entorpecentes. Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão.
Além de Teresina, os mandados foram cumpridos em Timon, em Vitória do Mearim/MA, São Paulo/SP, Camocim/CE, Manaus/AM e Coari/AM. Todas as ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. Também foi determinado o sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 20 milhões.
O delegado Vinícius Coelho, que está nas investigações da Operação Body Packing revelou que havia uma espécie de "crescimento" dentro da organização criminosa. “Durante a investigação foram identificados dois grandes núcleos, um núcleo de recrutadores e um núcleo de mulas. E também o que ficou bastante evidenciado é que algumas pessoas iniciam com mulas e posteriormente acabam se tornando recrutadoras”, detalhou.
Segundo a Polícia Federal, dois integrantes do grupo, atualmente foragidos no exterior, tiveram seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, o que permitirá sua localização e prisão em outros países, visando posterior extradição. As investigações começaram a partir de denúncias anônimas enviadas à Polícia Federal e à Polícia Civil.
Os indivíduos envolvidos com o recrutamento e com o tráfico em si poderão responder por tráfico internacional de drogas. “Ser mula do tráfico pode ter complicações sérias na seara penal. A pessoa pode responder por tráfico internacional de entorpecentes, com uma pena que pode chegar a até 25 anos de reclusão”, disse o delegado. E além dos riscos penais, há ainda os graves riscos à saúde das "mulas": “além do risco criminal, a pessoa também está colocando a sua saúde em risco. Quando a droga é ingerida, pode ocorrer que essa droga venha se dissolver no estômago da pessoa e a pessoa vir à óbito”, finalizou Vinícius Coelho.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.