O ano de 2025 foi marcado na política por grandes momentos e tensões: primeiro ano de Silvio Mendes como prefeito de Teresina, terceiro ano do governo Rafael Fonteles e da presidência de Lula: um no primeiro mandato e o outro, comandando o país pela terceira vez. A nível local, a prisão da vereadora Tatiana Medeiros. A nível nacional, o ex-presidente Jair Bolsonaro, também preso e cumprindo pena. 2025 foi o ano da construção de incertezas na política e o que se espera para 2026 são respostas: Silvio Mendes vai conseguir resolver a crise do transporte em Teresina? Quem será o vice de Rafael Fonteles na eleição? Quem será o candidato da direita na eleição para presidente?
Na tentativa de buscar algumas destas respostas, o Jornal O Dia traz a perspectiva 2026, com as principais projeções para o cenário político para o ano que vem a nível local, estadual e nacional. São projeções feitas com base no que se viu até o finalzinho de 2025 e que desenham um pouco do que se pode esperar para os próximos 12 meses. Análises feitas pelos especialistas em Jornalismo Político do Sistema O Dia dão o tom: 2026 promete ser tão ou mais movimentado que 2025 foi na política.
Segundo ano da gestão Silvio Mendes em Teresina
Silvio Mendes assumiu Teresina tendo como foco a pauta da busca pelo equilíbrio fiscal. A capital, que passou quatro anos sob a gestão de Dr. Pessoa, foi encontrada pelo atual prefeito como “cenário de terra arrasada”. Silvio chegou ao Palácio da Cidade com o desafio de fazer um diagnóstico real da situação, que culminou na revelação de dívidas bilionárias e de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara.
Investimentos:
O que se pode esperar para 2026 na gestão Silvio Mendes são condições de fazer investimentos, uma vez alcançado parte do equilíbrio fiscal nas contas públicas. Em um primeiro momento, investimentos em pequenas obras para garantir que as receitas mensais da Prefeitura superem as despesas. O primeiro ano foi com a missão de “dar uma nova cara” para a gestão. Em 2026, o momento deverá ser de começar a aplicar os recursos próprios em investimentos.
Relacionamento com a Câmara:
No relacionamento com o Parlamento, em 2026, Silvio deve repetir o mesmo modelo de atuação de 2025. Ano passado, o prefeito não construiu uma base sólida no Legislativo e o que se espera para 2026 é uma atuação mais forte do vice, Jeová Alencar, nesse sentido. Jeová tem demonstrado força e não nega que a estratégia é consolidar a base. A situação deve ser vencida com o vice na construção de uma base sólida para o prefeito na Câmara.
Transporte e limpeza pública
2026 começa sem resolução para a crise do transporte. E a perspectiva é que a Prefeitura consegue ver um cenário melhor no setor, mas ele não virá a curto prazo. A parceria com o BNDES deve render frutos a médio e longo prazo, apenas. Para 2026, o que se espera no transporte é um momento de abertura para melhorias no futuro. Na limpeza pública, a solução que veio em 2025 foi paliativa: Teresina opera o setor em caráter emergencial. A expectativa para 2026 é que a licitação definitiva para a limpeza urbana possa sair já no primeiro trimestre do ano.
Quarto ano de Governo Rafael Fonteles e preparação para a eleição
No Governo Estadual, 2025 foi ano de movimentação nos bastidores para começar a formar o cenário eleitoral de 2026. Rafael Fonteles tem tido boa aprovação nas pesquisas, mas isso sozinho não é suficiente para garantir a reeleição. O grupo da oposição pode consolidar um nome forte, aparentemente de Joel Rodrigues, que se apresenta como o mais competitivo. O processo eleitoral, portanto, deve ser acirrado e uma pergunta deverá ser respondida em definitivo: quem vai ser o vice do atual governador na corrida pela reeleição.
Disputa no Senado:
Três nomes de peso na política piauiense concorrem a duas vagas no Senado Federal em 2026: Ciro Nogueira, Júlio César e Marcelo Castro. São nomes que têm serviço prestado ao Piauí e que possuem bases políticas sólidas no estado. A expectativa é de uma eleição para o Senado bastante competitiva e acirrada. Júlio César pode tentar associar sua imagem à do presidente Lula, Marcelo Castro deve mostrar as ações que desenvolveu nos oito anos de mandato, e Ciro Nogueira pode apostar na relação próxima que tem com os prefeitos piauienses.
Disputa pela Câmara Federal e Assembleia:
A taxa de renovação da bancada federal piauiense e do Legislativo Estadual deve ser baixa. As eleições para deputado federal e estadual movimentam recursos financeiros muito altos e isso impede a ascensão de lideranças políticas que não têm o mandato. O modelo de se fazer política dificulta cada vez mais a renovação e, no Piauí, não deve ser diferente.
Eleição para presidente:
A perspectiva é de uma eleição extremamente polarizada entre esquerda X direita, sem chances para uma terceira via. Lula tem uma margem de votos muito alta, na casa dos 40% a 45%, assim como o candidato da direita. Isso deixa somente 10% do eleitorado para ser disputado por algum outro candidato. A dúvida paira em torno de quem será o nome que vai representar a direita: a estratégia do grupo é procurar um candidato que consiga representar tanto a força do Bolsonarismo quanto consiga dialogar com o centro. A expectativa é de uma eleição bastante acirrada em um cenário onde apenas duas forças políticas vão medir forças.
Eleições X Inteligência Artificial X Crime Organizado
Ano eleitoral é ano de desafios para a Justiça Eleitoral. E em 2026 esses desafios vão ser ainda maiores: caberá à Justiça Eleitoral barrar a desinformação espalhada pela manipulação com Inteligência Artificial e garantir a lisura do pleito. E caberá também a ela barrar a entrada de facções criminosas na política por meio das eleições. O investimento em tecnologia nesse sentido deverá ser alto para que o pleito não seja corrompido. Da Justiça Eleitoral será demandada agilidade no julgamento, na punição e na retirada de determinados conteúdos das redes.
Quanto às organizações criminosas, o que se espera para 2026 é mais integração entre a Justiça Eleitoral, as Forças de Segurança e os órgãos de Inteligência Financeira para detectar rapidamente fontes ilícitas de recursos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.