A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a blindagem judicial para parlamentares, conhecida como PEC da Blindagem. A medida recebeu 353 votos favoráveis, 134 contrários e uma abstenção, superando com folga o mínimo de 308 votos necessários.
Um ponto de destaque é que todos os dez deputados federais do Piauí votaram a favor da proposta, demonstrando alinhamento integral da bancada piauiense em torno do tema. Veja os nomes no final da matéria.
A PEC prevê que parlamentares só poderão ser alvo de medidas cautelares expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ficando excluída a atuação de instâncias inferiores. Além disso, o texto estabelece que, antes de processar um deputado ou senador, o STF deverá solicitar autorização à respectiva Casa Legislativa. Essa autorização será deliberada em votação secreta e com maioria absoluta dos membros, em até 90 dias após o pedido.
LEIA TAMBÉM
- Deputados federais do Piauí já gastaram mais de R$ 13,7 milhões em verbas de gabinete e auxílios até setembro
- Mesmo com menos deputados, oposição no Piauí está preparada para 2026, afirma Gustavo Neiva
- Deputados pressionam para derrubar veto de Lula ao aumento de cadeiras na Câmara
- Deputados federais do Piauí discutirão cortes no orçamento com reitora da UFPI
- Júlio Arcoverde critica enfraquecimento da oposição e alfineta deputados que aderiram ao governo
Outro ponto polêmico é a previsão de que, em caso de prisão em flagrante por crime inafiançável, os autos sejam encaminhados em até 24 horas à Câmara ou ao Senado. Caberá então aos parlamentares, novamente por voto secreto, decidir se autorizam ou não a prisão e a formação da culpa do colega.
Defensores da proposta afirmam que a PEC resgata dispositivos originais da Constituição de 1988, reforçando a independência do Legislativo. Críticos, porém, argumentam que o texto vai além, criando novos mecanismos de proteção e blindagem para deputados e senadores, sobretudo ao retomar o sigilo nas votações que tratam de prisões.
A votação ainda não foi concluída. Os deputados devem analisar destaques, sugestões de alteração ao texto, antes que a matéria siga para o segundo turno na Câmara. Somente após nova aprovação é que a PEC será enviada ao Senado Federal.
Deputados federais do Piauí favoráveis a proposta:
- Florentino Neto (PT)
- Merlong Solano (PT)
- Dr. Francisco Costa (PT)
- Flávio Nogueira (PT)
- Jadyel Alencar (Republicanos)
- Júlio César (PSD)
- Castro Neto (PSD)
- Marcos Aurélio Sampaio (PSD)
- Júlio Arcoverde (Progressistas)
- Átila Lira (Progressistas)
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.