Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Outubro será mais quente que setembro no Piauí, mas há probabilidade de chuva, aponta Inmet

Frentes frias vindas da Bahia causam instabilidades nas condições climáticas piauienses e provocarão chuva no Médio Parnaíba e no Sertão.

05/10/2025 às 12h30

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta semana a previsão mensal para o mês de outubro no Piauí. Conhecido tradicionalmente como período ápice do B-R-O-Bró, outubro chegou com temperaturas elevadas e acima daquilo que foi registrado durante setembro. A previsão é de que este mês seja ainda mais quente que o mês passado, mas com um alento que setembro não teve: a probabilidade de chuva.

O Piauí é um estado extenso no sentido norte-sul, o que acaba criando diversas faixas de iluminação e de chuva. O calor pode não mudar, mas, no Sul do Estado, que vem sendo castigado pelas queimadas nas últimas semanas, há previsão de chuva.

Outubro será mais quente que setembro no Piauí, mas há probabilidade de chuva, aponta Inmet - (O Dia) O Dia
Outubro será mais quente que setembro no Piauí, mas há probabilidade de chuva, aponta Inmet

“A previsão aponta principalmente para toda a faixa do Cerrado e do Semiárido um incremento de temperatura considerável. Vai ficar mais quente em todo o estado, porém muito mais nessa faixa sul. Mas em todo o estado existe probabilidade de chuva da normal e ligeiramente acima da normal”, explica o climatologista Werton Costa.

Algumas regiões devem receber chuvas mais intensas como alguns pontos do médio Parnaíba e alguns pontos do sertão na divisa com a Bahia. Estes fenômenos estão justamente relacionados às frentes frias que vêm do estado baiano e criam instabilidades nas condições climáticas do Piauí, especialmente na faixa sul.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.