Duas pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (26) suspeitas de maus-tratos que resultaram em lesão corporal contra a pessoas idosas em Teresina. A ação, que está sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece em todo o Brasil. No Piauí, a “Operação Virtude”, está verificando denúncias recebidas no Disk 100 em todo o estado.
Durante todo o mês de outubro foram realizadas ações preventivas pela Delegacia de Proteção ao Idoso, como palestras informativas e visitas a instituições e abrigos de acolhimento no estado. Além da prevenção, a Operação Virtude atua, também, na repressão aos maus-tratos à pessoa idosa. No Piauí, além das prisões também foram cumpridos mandados mandados de busca e apreensão contra pessoas denunciadas por este crime, além de ter sido feito o cumprimento de medidas protetivas.
Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em 2023, quase mil idosos foram vítimas de violência no Estado. Por dia são feitos, em média até três Boletins de Ocorrência por violência contra a pessoa idosa. A própria secretaria aponta que pode haver uma subnotificação desses casos, uma vez que somente 12% dos idosos denunciam que sofrem algum tipo de violência.
Os principais crimes cometidos são a violência física e a violência patrimonial. Nos casos de maus-tratos, em geral os principais agressores são filhos e netos, sobretudo aqueles que sofre com alguma dependência química.
A polícia chama atenção também para os casos de idosos vítimas de crimes na internet, principalmente por meio do envio de links duvidosos via Whatsapp. A delegada Cassandra Moraes, que também atua na Delegacia do Idoso, alertou para os cuidados que as pessoas de mais idade precisam ter na hora de utilizar aplicativos de bancos e aplicativos de mensagens. O ideal é sempre contar com auxílio de alguém de confiança para a realização de transações financeiras e envio de informações.
Como denunciar casos de violência contra o idoso?
Qualquer unidade policial do Piauí está apta a receber denúncias de violência contra a pessoa idosa. As ocorrências são encaminhadas à Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, que é a responsável pelas investigações. A própria Delegacia do Idoso também é um canal de recebimento de denúncias. Sua sede fica no Complexo de Delegacias Especializadas, localizado na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 955, bairro Marquês, zona Norte de Teresina. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia Virtual.
As denúncias também podem ser feitas através do Disk 100, serviço de ligação gratuita do Governo Federal. Qualquer pessoa pode denunciar. As denúncias são feitas de forma anônima e, de, lá, são encaminhadas para a Polícia Civil.