O Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) 2025 está recebendo propostas de municípios para projetos de mobilidade urbana. Até o momento, o Ministério das Cidades já contabiliza 43 propostas vindas de 11 estados, incluindo o Piauí, para melhorias no transporte público coletivo.

LEIA TAMBÉM
A seleção deste ano é contínua, ou seja, sem prazos definidos, o que permite que os municípios tenham mais tempo para estruturar e amadurecer seus projetos, especialmente nos eixos de Renovação de Frota e Mobilidade Urbana para Grandes e Médias Cidades. Esses projetos somam uma demanda de R$ 12,7 bilhões, com R$ 8,4 bilhões já disponibilizados pelo Governo Federal por meio do FGTS.
“O nosso objetivo é de que as propostas recebidas apresentem projetos mais maduros e compatíveis com as diretrizes de ambos os eixos, facilitando a incorporação de novas frotas e a execução de obras de mobilidade para o transporte público das nossas cidades”, explicou o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia.
Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia lideram o número de propostas apresentadas, mas o Piauí também já apresentou projetos. A expectativa é de que cidades como Teresina, que enfrentam desafios históricos na área, consigam se beneficiar desse novo modelo, trazendo melhorias concretas para o transporte coletivo e promovendo uma mobilidade mais justa e acessível.
As propostas podem ser submetidas via Transfere Gov, no caso do setor público, ou por carta-consulta, no setor privado. O processo inclui uma análise de enquadramento pelo Ministério das Cidades, avaliação por agentes financeiros e revisão técnica antes da aprovação final.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.