A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alertou que todas as prefeituras brasileiras, inclusive as do Piauí, precisam aderir ao convênio da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no padrão nacional até o dia 31 de dezembro de 2025, conforme determina a Lei Complementar nº 214/2025. Além disso, outra informação também pode preocupar os cofres públicos municipais: quem não cumprir a exigência poderá ter suspensas as transferências voluntárias da União a partir de 2026.
A medida tem impacto direto nas gestões municipais piauienses, já que busca padronizar a emissão de notas fiscais de serviço em todo o país, garantindo mais transparência, simplificação e integração entre os fiscos federal e municipais. Além disso, a adesão será fundamental para a apuração do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), um dos pilares da reforma tributária.
LEIA TAMBÉM
- Bancada federal do Piauí define emendas para 2026; veja as áreas que receberão os recursos
- FMS articula com bancada federal para destravar recursos da Saúde em Teresina
- FUNDEB: aumento das matrículas em tempo integral garantem mais recursos do fundo, diz secretário
- Orçamento do Piauí para 2026 cresce 21,8% e chega a R$ 34,6 bilhões; Educação, Saúde e Administração concentram maiores recursos
Para orientar os gestores, a CNM disponibilizou a Nota Técnica nº 25/2022, que detalha os passos necessários para a adesão: assinatura do termo de convênio com a Receita Federal, parametrização das regras locais no ambiente nacional e definição sobre o uso do emissor próprio ou do emissor nacional.
A Confederação recomenda que os municípios piauienses iniciem o processo o quanto antes. A antecipação permite testar as novas exigências técnicas e reduzir o risco de imprevistos que possam comprometer o repasse de recursos federais.
Segundo a CNM, a integração ao sistema nacional representa um avanço para as administrações locais, fortalecendo o controle fiscal e ampliando a capacidade de arrecadação dos municípios do Piauí.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.