Em entrevista ao Sistema O Dia nesta terça-feira (25), o governador Rafael Fonteles destacou os principais avanços na administração pública, desde acesso à saúde, investimentos na primeira infância, segurança e desenvolvimento econômico, esta última, apontando para industrialização do estado com a implantação de equipamentos de Hidrogênio Verde, do Porto Piauí e investimentos das agroindústrias.

LEIA TAMBÉM
O governador disse que os investimentos estruturantes em estado, não são em curto prazo, que é necessário que as pessoas possam mudar essa percepção, em que as estruturas industriais modificam toda uma logística estadual, existe um tempo para ser viabilizado.
“O que nós estamos fazendo, tanto em relação ao Porto do Piauí, à Hidrovia do Parnaíba, aos projetos industriais do Hidrogênio Verde, das agroindústrias do Sul do Estado, todos são projetos de longo prazo, mas que já começam a dar os primeiros frutos agora”, destacou.
Em relação ao Porto Piauí, Rafael Fonteles, disse que já foi inaugurada as obras de profundidade que era uma grande dúvida se havia viabilidade, mas que hoje já passa de 9 metros de profundidade, podendo já ter navios de grande porte atracando.

“Já temos a parte administrativa funcionando lá, uma obra grande, temos o novo cais, o primeiro beijo de atracação, também já concluído. Já temos licitadas a exploração das áreas da retroárea do porto para ter lá o terminal pesqueiro, o terminal de combustíveis derivados de petróleo, o terminal de contêineres, o terminal de minério de ferro e o terminal de grãos, então tudo está acontecendo a todo vapor”, destacou.
Rafael Fonteles comentou, em que apontou ser o maior projeto industrial do nordeste brasileiro, o maior de uma ZPE e o maior da história do Piauí que é a implantação do projeto de Hidrogênio Verde no estado.
“Uma etapa importantíssima aconteceu na semana passada, o próprio ministro Alckmin foi o porta-voz ao anunciar a permissão para se instalar a primeira indústria da empresa Solatio na ZPE de Parnaíba e agora estamos na etapa da conexão elétrica lá na subestação de Parnaíba, que tem que ser concedida pelo operador nacional do sistema elétrico, que deve acontecer, tudo indica nas próximas semanas e aí sim, a indústria começará a se instalar”, disse o governador.
Sobre o assunto, Rafael Fonteles finalizou que a execução do parque industrial é um processo de três anos de duração, onde diz que essa implantação já começou a colher os frutos e no médio e longo prazo se terá uma mudança da base econômica do Piauí.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.