Durante a cerimônia de encerramento da 10ª Caravana Federativa, nesta sexta-feira (21) em Teresina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai acompanhar a assinatura de uma portaria que autoriza a construção de 1.351 moradias no Piauí, em 15 empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (MCMV-FAR).
LEIA TAMBÉM
Segundo o governo federal, seis municípios piauienses devem ser beneficiados com as novas moradias: Água Branca, Floriano, José de Freitas, Piripiri, Teresina e União. Considerando os valores máximos para cada município, o montante de investimento somado chega a R$ 193,7 milhões.
De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, o Piauí tem sido bem contemplado com novas unidades habitacionais, chegando a quase 10 mil unidades no Piauí.
“Nos últimos três dias, nós publicamos a autorização para Caixa Econômica Federal para a retomada efetiva desse programa, do novo Minha Casa Minha Vida. Nós assinamos nesses últimos três dias quase nove mil novas unidades do Minha Casa Minha Vida. Na semana que vem, nós vamos assinar também mais 490 unidades para Parnaíba”, ressaltou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destaca que o Piauí tem o maior índice de liberação de Programa Minha Casa Minha Vida e isso se deve ao engajamento da equipe na gestão.
“O Piauí foi percentualmente quem mais entregou contratos prontos para assinar do Programa Minha Casa Minha Vida. Nós estamos fazendo o dever de casa. É esse o comando que a gente dá para o nosso time. O presidente vai lançar o programa, mas se a gente não vencer a burocracia, a gente vai perder a oportunidade. O Piauí está tentando ser o mais desburocratizado, o mais rápido”, ressaltou.
Esta é a primeira edição da Caravana que conta com a participação do presidente. Além do presidente, outros 10 ministros também estão presentes na caravana. No Piauí, Lula vai anunciar investimentos nas áreas portuária e de transformação digital, além da cessão de áreas da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Novos anúncios
- Para o setor portuário, será anunciada a disponibilização de terrenos e espaços físicos em águas públicas da União para a consolidação do Complexo Portuário e Industrial no município de Luís Correia. O complexo, primeiro porto marítimo do estado, representa o maior investimento do estado piauiense em obras de infraestrutura.
- Para a construção de um Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), outra área da SPU será cedida. O imóvel onde será instalado o Polo foi desocupado pela Procuradoria Regional do Trabalho, em outubro de 2023, e está localizado no centro de Teresina. O investimento com a reestruturação e ampliação é estimado em R$ 15,3 milhões e será realizado com recursos do Ministério da Educação (MEC).