A cúpula do MDB no Piauí se reuniu, nessa segunda-feira (22), para deliberar sobre o futuro da sigla partidária nas eleições de 2026 e também acerca da compensação do vice-governador, Themístocles Sampaio (MDB), após saída da chapa majoritária encabeçada pelo governador Rafael Fonteles no próximo pleito eleitoral. O encontro foi coordenado pelo presidente regional do MDB, senador Marcelo Castro, bem como contou com a presença de deputados e lideranças políticas.
Ao PortalODia.com, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio (MDB), comentou sobre como foi a reunião. Segundo ele, a composição da chapa proporcional do partido para a próxima eleição ainda não está fechada. Com isso, as definições seguem em andamento e só devem ser concluídas no segundo semestre do próximo ano.
LEIA TAMBÉM
- João Madison diz que novos nomes no MDB só entram com aval dos pré-candidatos
- Marden Menezes vê coligação cruzada entre PSD e MDB como natural e sem obstáculos
- MDB deve ser o menos impactado por veto de Lula, avalia Tiago Vasconcelos
- Decisão está tomada e MDB busca compensação a Themístocles, diz Marcelo Castro
Severo explicou que o encontro foi de caráter ordinário, mas que naturalmente a pauta eleitoral acabou surgindo nas conversas.
“Nossa reunião foi um encontro ordinário. Tratamos das análises dos diretórios municipais, das comissões provisórias, claro que quando se junta políticos não têm como tratar disso. Na ocasião, tratamos um pouco do tema da política, tanto nacional como local, tratamos do número de vagas parlamentares, escutando o senador Marcelo Castro, que está diretamente em Brasília. Então, foram abordados vários temas, mas nada com muitas novidades”, disse.
Sobre a formação da chapa proporcional, o presidente da Alepi reforçou que as negociações estão em estágio inicial.
“A chapa proporciona nós só vão resolver lá em julho, praticamente julho e agosto. Não tem nenhum vereador confirmado. Nós temos já 18 nomes possíveis candidatos do sexo masculino. Temos já seis mulheres confirmadas do sexo feminino, faltando apenas alguns ajustes”, declarou.
Segundo apuração de bastidores, também ficou definido o futuro de Themístocles Sampaio nas eleições de 2026. O atual vice-governador deverá sair candidato a deputado estadual no lugar do filho, Felipe Sampaio. Esse último deverá receber alguma compensação no secretariado de Rafael Fonteles em uma possível reeleição. Já Marcos Aurélio Sampaio também deverá receber apoio em sua candidatura a deputado federal.
Redução de vagas pode impactar estratégias
A expectativa é de que as articulações sejam influenciadas pela possível redução no número de cadeiras parlamentares do Piauí. Segundo projeções, o estado poderá perder duas vagas na Câmara Federal, o que reduziria de 10 para 8 deputados federais. Consequentemente, a Assembleia Legislativa também perderia seis cadeiras. Caso a mudança seja confirmada até o início de outubro, o cenário poderá obrigar os partidos a reverem suas estratégias eleitorais para 2026.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.