Animais estão morrendo no interior do Piauí por causa desconhecida. A informação foi confirmada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), que está investigando o que tem levado os animais a óbito. Até o momento, pelo menos 100 animais no município de Simões já morreram. Há registros, também, em cidades como Curral Novo, Jatobá do Piauí, São Francisco de Assis e, ainda, nos Estados de Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Somando-se com os outros três estados, já são mais de 250 animais mortos. Trata-se de caprinos, ovinos e suínos que teriam recebido no final de julho uma vacina contra clostridiose (termo genérico para um grupo de doenças causas por bactérias do gênero Clostridium, que podem afetar diversos animais, incluindo bovinos, ovinos e caprinos). A ADAPI, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SADA) e a Universidade Federal do Piauí já estão investigando a situação para chegar à causa específica da morte dos animais.
Pelo menos 11 criadores só em Simões já foram afetados pelas perdas dos animais. De acordo com Rosenalvo Coelho, secretário de Agricultura do Município, os animais começaram a morrer cerca de dez dias depois de terem recebido a vacina contra clostridiose. “Eles apresentaram inchaço na região onde a vacina foi aplicada, perda de sensibilidade, morrem com infartos, com problemas nos rins. Já fizemos com a ADAPI algumas necropsias e encaminhados para a UFPI e para o Ministério da Agricultura, que vão analisar as amostras”, explica.
Rosenalvo acrescenta que se tem a suspeita de relação da vacina com a morte dos animais, mas nada comprovado ainda. Por precaução, os órgãos de saúde e defesa agropecuária do Estado e dos municípios procuraram as farmácias veterinárias que comercializam os produtos e pediram o bloqueio das vendas. Já há pelo menos três lotes identificados como suspeitos de terem relação com a morte dos animais.
Os representantes da empresa fabricante da vacina também já foram contatados pelos órgãos públicos de defesa agropecuária.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.