O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) decretou situação de emergência por causa da seca em mais 35 cidades do Piauí. O decreto foi publicado na última sexta-feira (24) no Diário Oficial da União.
Foi decretada emergência pela seca nos municípios piauienses de:
- Assunção do Piauí
- Bela Vista do Piauí
- Belém do Piauí
- Brejo do Piauí
- Campinas do Piauí
- Castelo do Piauí
- Colônia do Gurguéia
- Curralinhos
- Eliseu Martins
- Francisco Macedo
- Francisco Santos
- Gilbués
- Guadalupe
- Isaías Coelho
- Itainópolis
- Jaicós
- Lagoa do Barro do Piauí
- Lagoa do Sítio
- Manoel Emídio
- Marcolândia
- Nova Santa Rita
- Paes Landim
- Palmeirais
- Pimenteiras
- Pio IX
- Queimada Nova
- Rio Grande do Piauí
- São Braz do Piauí
- São Félix do Piauí
- São João da Varjota
- São Julião
- São Miguel do Tapuio
- Sussuapara
- Valença do Piauí
- Vila Nova do Piauí
Além do Piauí, também foi declarado estado de emergência em cidades dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Passam por situação de estiagem cidades em Alagoas e na Bahia. Foram atingidos por vendaval municípios do Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.
No Paraná, algumas cidades foram atingidas por enxurradas e queda de granizo. Já no Amazonas, registraram-se erosão de margem fluvial e incêndio florestal.
A partir do decreto de emergência, as cidades do Piauí, bem como dos demais estados, podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal, dormitório, entre outros.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.