Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais 125 cidades do Piauí entram em emergência por causa da seca

Estado reconheceu calamidades por causa da falta de chuva e da baixa disponibilidade de reservatórios.

16/11/2025 às 13h32

O Governo do Piauí publicou mais um decreto em que amplia o número de municípios por causa da seca extrema. A medida segue instrução normativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e reconhece as repercussões da falta de chuva na disponibilidade hídrica, produção agropecuária, na economia local e na vida da população. Mais 125 cidades piauienses entraram em emergência por causa da seca.

O decreto lembra que o Piauí encerrou o ciclo de 2024 com 100% de território em situação de seca por conta da irregularidade das chuvas, situação que persistiu no início de 2025. Nota técnica da SEMARH (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que apresenta a análise de junho a agosto e o prognóstico para setembro a novembro, destacaram pontos preocupantes, segundo o governo.

Mais 125 cidades do Piauí entram em emergência por causa da seca - (Fábio Pozzebom/ Agência Brasil.) Fábio Pozzebom/ Agência Brasil.
Mais 125 cidades do Piauí entram em emergência por causa da seca

Entre os destaques estão: registro do primeiro episódio de seca extrema em julho de 2025, inicialmente no sudeste piauiense, com expansão em agosto para outras áreas, ampliação das classes de seca grave e seca extrema em grande parte do Estado, e a projeção de chuvas abaixo da normal climatológica e temperaturas acima da média para o trimestre setembro-novembro, o que reduz a possibilidade de recarga hídrica e favorece a intensificação da seca.

O decreto considera ainda as inúmeros solicitações encaminhadas por prefeitos e autoridades municipais piauienses pedindo socorro em ações emergenciais, como fornecimento de água potável para consumo humano e animal, cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, insumos para a agricultura e pecuária e apoio à saúde.

“O cenário progressivo de redução da umidade do solo, aliado aos prejuízos à agricultura, à escassez de água para consumo humano e animal e ao risco de agravamento das condições socioeconômicas da população justificam tecnicamente a decretação de situação de emergência”, diz o governo no decreto

Ficou decretada situação de emergência por causa em 125 cidades do Piauí, dentre as quais regiões populosas como em São Raimundo Nonato, Valença do Piauí e Piripiri. Confira aqui a lista das cidades.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.