Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lula veta aumento de deputados e Piauí segue com risco de perder vagas no parlamento

Presidente barrou projeto que ampliaria número de parlamentares federais de 513 para 531; com isso, estado do Piauí pode ter redução de 10 para 8 cadeiras na Câmara dos Deputados.

17/07/2025 às 07h53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o Projeto de Lei Complementar que previa o aumento do número de deputados federais de 513 para 531. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17) e reacende o risco de estados como o Piauí perderem cadeiras no Congresso, caso o texto não seja reavaliado e aprovado pelo Congresso Nacional. O não aumento de cadeiras fará o Piauí perder duas vagas na Câmara dos Deputados, saindo de 10 parlamentares para 8.

Lula veta aumento de deputados e Piauí segue com risco de perder vagas no parlamento - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula veta aumento de deputados e Piauí segue com risco de perder vagas no parlamento

Conforme o publicado no DOU, o veto presidencial foi baseado em pareceres técnicos dos Ministérios da Justiça, Fazenda, Planejamento e da Advocacia-Geral da União. Segundo o governo, a proposta fere princípios constitucionais e legais, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. O principal argumento é o aumento de despesas obrigatórias sem estimativa de impacto financeiro nem indicação de fontes de custeio, o que contraria dispositivos do ordenamento orçamentário brasileiro.

A proposta legislativa revela-se inconstitucional e contraria o interesse público

Trecho do Diário Oficial da União

Redistribuição após decisão do STF

A proposta vetada nasceu como resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou, em 2023, a necessidade de atualizar o número de deputados por estado com base nos dados do Censo de 2022 — algo que não ocorria desde 1994. A defasagem na representação parlamentar vinha sendo criticada por diversas entidades, já que a atual distribuição ainda considerava o Censo de 1985.

Em votação, o Senado havia aprovado o projeto no fim de junho por 41 votos favoráveis — o mínimo necessário — e 33 contrários. O objetivo era evitar que estados como Piauí, Alagoas, Pernambuco, e outros de menor crescimento populacional, perdessem cadeiras no Congresso. No caso do Piauí, por exemplo, a bancada federal na Câmara cairia de 10 para 8 deputados se a redistribuição fosse feita sem o aumento do número total de parlamentares.

Piauí pode perder duas vagas na Câmara dos Deputados. - (José da Cruz/Agência Brasil) José da Cruz/Agência Brasil
Piauí pode perder duas vagas na Câmara dos Deputados.

Quem ganharia com o aumento?

Com a proposta, nenhum estado perderia cadeiras, e nove estados seriam beneficiados com acréscimos, segundo o novo cálculo proporcional. São eles:

  • Amazonas: +2 deputados
  • Ceará: +1 deputado
  • Goiás: +1 deputado
  • Minas Gerais: +1 deputado
  • Mato Grosso: +2 deputados
  • Pará: +4 deputados

Agora, com o veto de Lula, o projeto retorna à Câmara dos Deputados, onde poderá ser mantido ou derrubado pelo Congresso. Para derrubar o veto, são necessários os votos da maioria absoluta de deputados e senadores em sessão conjunta. Caso o veto seja mantido e nenhuma outra solução legislativa seja adotada, a redistribuição seguirá diretamente os critérios constitucionais, levando à redução da bancada de estados com menor crescimento populacional.

O Piauí, neste cenário, perderia dois representantes na Câmara dos Deputados — além de seis na Assembleia Legislativa estadual, devido ao reflexo da proporção, saindo dos atuais 30 deputados estaduais para 24.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.