O líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Dr. Vinicius (PT), afirmou que a federação Brasil da Esperança — formada por PT, PCdoB e PV — não deverá abrir espaço para novos nomes além dos já acordados internamente para a disputa das eleições de 2026.
Segundo ele, a estratégia do bloco governista, conduzido pelo governador Rafael Fonteles (PT), é manter apenas duas chapas proporcionais competitivas no próximo pleito: a da própria federação e a resultante da fusão cruzada entre MDB e PSD. Pelo arranjo, o MDB indicará candidatos para a Alepi e o PSD concentrará suas vagas para a Câmara Federal.
LEIA TAMBÉM
- Reunião da base fecha chapas e mira na ampliação da bancada federal e estadual no Piauí; veja nomes
- Simone Pereira diz que chapa feminina do MDB será forte e descarta migração de candidatos para o PT
- PSB sofre pressão nacional para lançar chapa federal e sinaliza que Evaldo Gomes seria bem-vindo
- Dr. Francisco defende chapa forte da Federação e diz que escolha de vice será do partido
Em entrevista ao PortalODia.com, Dr. Vinicius afirmou que o diálogo entre os partidos já está consolidado e que as discussões vêm ocorrendo há meses.
“Nós temos mantido esse diálogo constante com os líderes. Nós já tivemos reuniões com os líderes das bancadas aqui na Assembleia para poder discutir essa formação das chapas. Hoje nós temos duas chapas muito robustas, com capacidade realmente de eleição e de dar sustentação aos deputados que estão pleiteando, tanto os novos quanto os que estão tentando reeleição”, declarou.
O parlamentar também reforçou que não há perspectiva de criação de outras chapas dentro do grupo governista, descartando as chamadas “chapinhas”.
“Tudo indica que serão mantidas essas duas chapas: a fusão cruzada de MDB e PSD e a federação PV-PCdoB-PT”, disse.
Sobre a possibilidade de ingresso de novos pré-candidatos na federação, Dr. Vinicius argumentou que as estratégias foram feitas e que irão ingressar apenas os que já estavam acordados.
“Na verdade a instância partidária tem essa discussão há muitos meses e há os nomes que foram colocados como os que são convidados a participar da chapa. Os nomes que estão colocados, sempre foram o da deputada Bárbara, do deputado Tales, do vereador e presidente da Câmara, Enzo Samuel, esses estão consolidados nessa opinião da bancada de fazer parte da federação”, explicou.
Ele concluiu afirmando que a lista de nomes está fechada e que não há mais espaço para novas adesões.
“Se a gente colocar os nomes que estão sendo convidados e que estão dando a resposta positiva de que virão para a federação, considera-se que não há espaço mais para novos convites. Por isso que quando se fala que não há como o Draga Alana vir para a federação, porque há os nomes que foram convidados e foram com respostas positivas que fariam parte dessa chapa. Então a gente tem que trabalhar. Você não pode convidar, ter uma resposta positiva e depois não ter o espaço para essa pessoa. Então nós estamos aguardando a finalização e pelos números já está uma chapa já definida”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.