Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Pereira preza por diálogo entre candidatos na disputa pela presidência do PT no Piauí

Em entrevista ao O Dia, ele ressaltou que a tarefa será realizada com maturidade, e que os trâmites sobre o assunto ainda estão muito prematuros.

08/11/2024 às 10h09

O vereador eleito de Teresina, João Pereira (PT), afirma que os correligionários do Partido dos Trabalhadores devem prezar pelo diálogo entre si para um possível consenso na disputa pela presidência estadual da sigla. Em entrevista ao O Dia, ele ressaltou que a tarefa será realizada com maturidade, e que os trâmites sobre o assunto ainda estão muito prematuros.

João Pereira preza por diálogo entre candidatos na disputa pela presidência do PT no Piauí - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
João Pereira preza por diálogo entre candidatos na disputa pela presidência do PT no Piauí

O PT sempre foi feito de diálogo e assim nós iremos fazer com muita maturidade, com muita serenidade. Então estamos nessa fase de diálogo

João PereiraVereador eleito de Teresina

Após as reuniões que estão sendo realizadas em Brasília (DF) com os novos prefeitos eleitos pelo Brasil, a meta do PT será realizar encontros entre seus filiados para começar a desenhar os próximos passos pela presidência da sigla, que será definida apenas no primeiro semestre de 2025.

“O PT a nível nacional irá fazer reuniões, dias 5 e 6 de dezembro, em Brasília (DF). Nós iremos fazer uma avaliação do resultado das eleições de 2024. Acredito eu que nesta data o PT irá decidir sobre o indicativo de calendário para renovação das direções nacional, estadual e municipal. Então estamos nesse processo de diálogo, ouvindo as forças internas do nosso partido, a militância, então é um processo de construção”, ressaltou.

No Piauí, o assunto é saber quem está no páreo pela presidência da agremiação. Segundo o vereador João Pereira, pelo menos quatro nomes estão sendo cogitados para entrar na disputa.

“Estamos fazendo isso respeitando aqui as candidaturas existentes, as pré-candidaturas como do companheiro Dudu, do deputado Dr. Vinícius, nosso querido irmão presidente João de Deus. Há um indicativo também de uma parte da bancada do deputado Fábio Novo, mas tudo é uma construção”, explicou.

Petistas raízes x neopetistas

Nos bastidores da política, há ainda uma discussão sobre um acirramento mais pontual entre os petistas raízes, aqueles que estão filiados à sigla a mais tempo, em detrimento dos “neopetistas”, os que se juntaram ao grupo mais recentemente.

João Pereira, por sua vez, afastou rumores de atritos entre os correligionários. Segundo ele, o estatuto do partido afirma que a partir do momento de assinatura da ficha de filiação, todos, independentemente de tempo no partido, tornam-se petistas.

“Acabamos de fazer uma análise do resultado das eleições. Não tem nenhum neopetista. Uma vez você é filiado você é PT. O estatuto é bem claro e é um estatuto só. Eu já li e reli o estatuto umas 10 vezes. Lá não tem nenhum petista raiz ou petista que assumiu agora”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.