Desde domingo (10), as regiões Norte e Centro-Norte do Piauí tem sido marcadas por condições climáticas instáveis, com formação de chuvas e raios em diversas cidades. O fenômeno é resultado de um vigoroso deslocamento de umidade proveniente da costa leste nordestina, especificamente das regiões potiguar e cearense, que se expandiu ao interior do estado.
Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, a umidade que alimenta esse sistema meteorológico provém de um corredor de umidade que se estende pela planície litorânea, alcançando o município de Santa Cruz dos Milagres. Esse transporte de umidade tem sido considerado excepcional, com forte concentração no Norte do estado, o que tem gerado um padrão de chuvas e raios bastante peculiar.
Ainda de acordo com Werton, as nuvens que provocam os temporais se formam rapidamente, impulsionadas pelas altas temperaturas registradas desde o início da tarde. A elevação do calor, especialmente após o pico das 15h, favorece o crescimento dessas nuvens, criando as condições ideais para a descarga elétrica, fenômeno que ocorre devido ao movimento atmosférico dessas massas de ar.
As cidades mais afetadas até o momento são as localizadas nas regiões da calha do Rio Parnaíba e áreas adjacentes, como Floriano, Uruçuí, Campo Maior, Milton Brandão, Pedro II, Esperantina, Cocal e Santa Cruz dos Milagres. O alerta é para a possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de raios e até ventos em algumas localidades, como em Piripiri e na região entre Milton Brandão e Campo Maior.
Em várias dessas áreas, o fenômeno tem sido bastante intenso, com um grande volume de descargas elétricas sendo registradas, o que eleva o risco de acidentes e coloca a população em situação de alerta.
Alerta para Teresina
Há uma pequena chance de que as condições climáticas afetem a capital, Teresina. No entanto, a meteorologia indica que a probabilidade de chuvas fortes e raios na cidade é reduzida, com as previsões apontando para um aumento de umidade mais fraco.
As chances de precipitações intensas para Teresina são mais fracas, com a previsão de que esse fenômeno ocorra entre terça e quarta-feira, com a expectativa de que o sistema perca força rapidamente após esse período.
Cuidados
Embora o fenômeno seja de caráter esporádico e não represente um grande risco para as populações, a Defesa Civil fez um alerta sobre o perigo das descargas elétricas. "Quando há um temporal, com calor intenso e a concentração de umidade, as descargas elétricas podem ser muito fortes, e isso aumenta o risco para quem está exposto. A recomendação é evitar estar ao ar livre durante esses eventos, especialmente em áreas de maior incidência de raios", alertou Werton.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.