O ex-senador da República e empresário João Vicente Claudino oficializou, nesta quinta-feira (25), sua filiação ao Progressistas (PP). A solenidade ocorreu na sede do diretório estadual do partido, na zona Leste de Teresina, e reuniu parlamentares estaduais e federais, aliados políticos, amigos e representantes da oposição no Piauí.
O presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira, destacou a importância da chegada de João Vicente ao Progressistas e afirmou que a expectativa é de que esta seja a última mudança partidária do ex-senador.
LEIA TAMBÉM
“Uma alegria muito grande. João Vicente é uma das maiores lideranças do nosso estado, que tem uma história de vida, com um grande senador, um homem que soube representar bem o nosso estado. Eu estava dizendo ali para ele, ele está se filiando hoje no seu último partido da vida, com a grande responsabilidade de nos ajudar a criar uma alternativa a esse desgoverno que nós encontramos hoje no nosso estado”, declarou Ciro.
O presidente estadual do Progressistas, Joel Rodrigues, também ressaltou o legado político e empresarial de JVC.
“O senador João Vicente é um homem honrado, é um homem que tem um grande legado como empresário, como homem público. Eu sou testemunho porque eu convivi com o João Vicente no PTB 15 anos, sei do grande trabalho que ele fez como senador da República pelo Piauí e pelos piauienses. Ele chega aqui, nós temos uma grande missão, nós que hoje estamos nessa construção de um Piauí melhor para os piauienses. Eu falo sempre, a gente precisa de alguém comprometido com o desenvolvimento sustentável desse Estado. Precisamos de pessoas que defendam a justiça social e a esperança de um Piauí melhor para os Piauíenses. Ele tem esse perfil”, afirmou Joel.
Último partido na trajetória política
Em entrevista ao PortalODia.com, João Vicente Claudino disse que encara a filiação como um novo ciclo, mas sem projetos eleitorais imediatos.
“Recebemos o convite com muita felicidade. Estamos aqui para ajudar o partido. E agora nós estamos aqui para levar nossa história de vida, nossa história política para ajudar o partido. Não tem nesse momento nenhum plano político de candidatura. Até pela idade que eu já estou, de 62 anos, que esse seja o último partido”, declarou.
Apesar de negar pretensões eleitorais agora, JVC não descartou uma participação ativa na conjuntura do partido nas eleições de 2026.
“Quando a pessoa se filia o partido, ela tem que estar disponível. Eu acho que se quiser só ser um comentarista ou uma pessoa que avalia o cenário político, ele pode ficar sem estar filiado ao partido. Então se eu estou na trincheira do partido, é para ir junto a ele a todas as disputas. Eu me torno elegível. Com a filiação política, me torno elegível. Então, vamos avaliar qualquer cenário”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.