As chuvas que surpreenderam diversas cidades do Piauí nos últimos dias trouxeram alívio para regiões que vinham enfrentando longos períodos de seca e baixa umidade. A poucos dias do início do B-R-O Bró — os meses tradicionalmente mais quentes do ano — as precipitações conhecidas popularmente como “chuva do caju” e “chuva da manga” marcaram presença, ajudando a amenizar o clima. Mas você sabe de onde vêm esses nomes curiosos e o que eles significam para o calendário climático do Piauí?
A climatologista Sara Cardoso, explica que os termos estão relacionados com a florada dos cajueiros e mangueiras. "Essas chuvas geralmente ocorrem no tempo da florada do caju e da manga. Ambas as frutas precisam de que o solo esteja um pouco mais aquecido. Por isso que, costumeiramente, sempre dá os frutos ali no B-R-O Bró. Esses chuviscos ajudam a segurar a flor e a dar o fruto. Não pode ser uma chuva muito grande, porque cai a flor. E nem pode ser menos, porque também altera. Por isso que culturalmente chamamos de chuva do caju e chuva da manga", explicou.
Sarah comenta ainda que precipitações pontuais nesse período são comuns e explica por que ocorrem.
"No Sul do estado, os populares, os mais velhos, relacionam as chuvas do caju àquelas que ocorrem na segunda quinzena de agosto e às chuvinhas que ocorrem em setembro. Mas cientificamente, por que essas chuvas ocorrem? Toda vez que a gente tem um aquecimento muito expressivo, que geralmente ocorre mesmo depois da segunda quinzena de agosto, quando essas massas de ar se dissipam, formam áreas de baixa pressão. Então elas atraem as umidades residuais, por isso ocorre essas chuvinhas pontuais, ligadas a questão da safra desses dois frutos", comentou.
Precipitações devem ocorrer até esta quarta-feira (13)
Há uma pequena chance de que as condições climáticas afetem a capital, Teresina. No entanto, a meteorologia indica que a probabilidade de chuvas fortes e raios na cidade é reduzida, com as previsões apontando para um aumento de umidade mais fraco.
As chances de precipitações intensas para Teresina são mais fracas, com a previsão de que esse fenômeno ocorra entre terça e quarta-feira, com a expectativa de que o sistema perca força rapidamente após esse período.
Cidades que receberam mais precipitações
Ainda de acordo com Werton, as nuvens que provocam os temporais se formam rapidamente, impulsionadas pelas altas temperaturas registradas desde o início da tarde. A elevação do calor, especialmente após o pico das 15h, favorece o crescimento dessas nuvens, criando as condições ideais para a descarga elétrica, fenômeno que ocorre devido ao movimento atmosférico dessas massas de ar.
As cidades mais afetadas até o momento são as localizadas nas regiões da calha do Rio Parnaíba e áreas adjacentes, como Floriano, Uruçuí, Campo Maior, Milton Brandão, Pedro II, Esperantina, Cocal e Santa Cruz dos Milagres. O alerta é para a possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de raios e até ventos em algumas localidades, como em Piripiri e na região entre Milton Brandão e Campo Maior.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.