O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (4) a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de pessoas intoxicadas por metanol. O anúncio foi feito durante agenda em Teresina. De acordo com a pasta, até o momento, no Brasil já foram notificados 127 casos suspeitos ou confirmados de intoxicação, sendo 11 já confirmados por exames laboratoriais.
"A medida importante que eu quero anunciar aqui (em Teresina). O Ministério da Saúde já tinha adquirido 4.300 ampolas do etanol farmacêutico para ter um estoque estratégico para os hospitais universitários federais espalhados no Brasil que podem fornecer para o SUS. Nós adquirimos mais 12 mil ampolas no laboratório nacional, que chegam na próxima semana, reforçando o estoque estratégico. E nós vamos distribuir para os centros de referência em toxicologia espalhados pelo país", afirmou Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
O ministro afirmou que farmácias de manipulação poderão ser acionadas caso haja necessidade de mais antídotos. "A Anvisa já passou para os gestores estaduais e municipais as 609 farmácias de manipulação no país que tem capacidade de produzir o etanol farmacêutico. Temos garantido em toda a rede do SUS o etanol farmacêutico", complementou o ministro.
O Ministério da Saúde também solicitou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faça um chamamento internacional das 10 maiores agências reguladoras do mundo, incluindo Argentina, México, Comunidade Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, China, Suíça e Austrália para comprar outro antídoto utilizado para tratar intoxicação por metanol, no caso o Fomepizol.
"A terceira atitude é que acionamos através da Organização Panamericano de Saúde produtores internacionais de um outro antídoto, chamado Fomepizol, que também é utilizado para tratar intoxicação por metanol. O Ministério da Saúde já fez a aquisição de 2.500 tratamentos do Fomepizol de uma empresa do Japão, que devem chegar essa semana", disse o ministro.
Piauí Saúde Digital chega a marca de um milhão de atendimentos
Ainda neste sábado, Padilha participou da solenidade que marcou um milhão de atendimentos do programa Piauí Saúde Digital. O evento, realizado no espaço Forma Bliss, contou com a presença do governador Rafael Fonteles, autoridades estaduais e representantes da saúde pública.
Lançado em abril de 2023 no município de Piripiri, o Piauí Saúde Digital é uma das principais iniciativas de inovação em saúde do estado. A proposta é ampliar o acesso da população aos serviços médicos por meio de teleconsultas e emissão de laudos à distância, beneficiando especialmente comunidades em áreas remotas.
"O Piauí se consolida como a maior referência nacional no SUS Digital e da saúde digital, neste esforço de reduzir filas e o tempo de espera para consulta especializada. Um atendimento que é próximo de onde as pessoas vivem. Estamos aqui para celebrar junto ao Governo do Piauí e vamos apoiar ainda mais a experiência da telessaúde", destacou o ministro.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.