Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (01) a obra de duplicação da rodovia BR-316 entre Teresina e Demerval Lobão, na saída Sul da cidade. O trecho duplicado corresponde a cerca de 9 Km e compreende também três viadutos, passarelas, sinalização e urbanização. Orçada em R$ 89 milhões, a duplicação do trecho da BR-316 foi executada com recursos do governo do Estado do Piauí.
Participaram da solenidade de inauguração do trecho duplicado o governador Rafael Fonteles (PT), o superintendente Leonardo Sobral, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e demais lideranças políticas a autoridades. Durante o evento, o governador comentou sobre a importância da obra e a continuidade da duplicação em outros trechos da rodovia.
“Essa duplicação prossegue até Demerval Lobão e aí sim será uma obra com recursos federais. É uma obra que já teve inaugurações parciais, mas que agora entregamos totalmente. Houve uma demorou porque se trata de um projeto de engenharia complexo, cheio de desapropriações e adequações. A partir de Demerval Lobão, pretendemos continuar com esta duplicação, mas com recursos do DNIT e temos certeza que o projeto será incluído no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], que será anunciado no próximo dia 11 pelo presidente Lula”, comentou Rafael.
Para o governador, essa duplicação da BR-316 na saída Sul de Teresina dará mais trafegabilidade, melhorando a segurança do transporte e aumentando também a competitividade do Piauí, uma vez que o trecho será usado para facilitar o escoamento de produção e o transporte de mercadorias.
Presente na solenidade, o superintende do DER, Leonardo Sobral, afirmou que a duplicação da BR-316 marca o incentivo para o desenvolvimento social e econômico do Piauí.
“É uma conquista histórica tanto para Teresina quanto para o Piauí e é a obra mais importante de mobilidade urbana executada pelo Governo do Estado. Temos aqui o incentivo para o desenvolvimento econômico e social do Piauí porque interliga vários municípios na região Sul e liga o Piauí com o Pernambuco e o Maranhão. Teremos um trânsito mais seguro, rápido e garantiremos, assim, o transporte de mercadorias de forma mais eficiente, fortalecendo as relações comerciais com outras cidades e estados”.